Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desertos

Os desertos têm a fama de não ter capacidade de sustentar muitas vidas, pelo fato de ter baixa precipitação pluviométrica. O solo do deserto é composto por areias e dunas.

Algumas vezes os desertos contêm alguns depósitos de materiais muito valiosos, que se formaram em um ambiente árido.

Os desertos são lugares secos, por isso eles se tornam ideais para que se preservem os artefatos humanos e fósseis.

Eles possuem uma vegetação composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.



Os desertos estão em lugares que contêm pouca água acumulada. Os maiores desertos estão situados na África, como por exemplo, o deserto do Saara, e na Ásia, como por exemplo, o deserto de Gobi.

Existem vários tipos de desertos:
- Desertos em regiões de ventos contra-alísios: a maior parte dos desertos da terra está em regiões que se cruzam com os ventos contra-alísios. Exemplo: deserto do Saara.

- Desertos de latitudes médias: encontramos esses desertos entre 30° e 50° N, eles estão bem longe do oceano e apresentam varias temperatura. durante o ano. Exemplo: deserto de Tengger.

- Desertos devido a barreiras ao ar úmido: eles formam nuvens úmidas nas áreas protegidas do vento, por causa das grandes barreiras montanhosas. Exemplo: deserto da Judéia.

- Desertos costeiros: eles ficam nas bordas ocidentais dos continentes, perto dos trópicos de Câncer e Capricórnio. Exemplo: deserto do Atacama.

- Desertos de monção: eles se formam através das variações de temperaturas nos continentes e nos oceanos. Exemplo: deserto do Rajastão.

- Desertos polares: esse deserto cobre mais de quatro milhões de Km², e eles são cobertos de rochas e planícies de cascalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário