Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Base de Dados de Rochas do Museu Geológico


Clique nas figuras das rochas e saiba toda suas características.


Fotografia
Rocha Grupo Mineralogia
Ver Ficha desta Rocha »» Andesito Ígnea Plagioclase, biotite, horneblenda, augite.
Ver Ficha desta Rocha »» Anfibolito Metamórfica Como o seu nome indica, os componentes principais são as anfíbolas, normalmente a hornblenda ou a actinolite, e plagioclases. Entre os minerais secundários podem-se observar biotite, clorite, granada, epidoto e zóizite.
Ver Ficha desta Rocha »» Aplito Ígnea Como minerais essenciais apresenta quartzo, feldspato potássico, plagioclase sódica (albite) e micas; como minerais secundários é possível observar turmalina, berilo e zircão.
Ver Ficha desta Rocha »» Arenito Sedimentar Os minerais mais comuns são o quartzo, os feldspatos, as plagioclases e as micas. Como minerais acessórios encontram-se vários minerais pesados, como magnetite, pirite, piroxena, olivina e outros.
Ver Ficha desta Rocha »» Argilito Sedimentar Os principais constituintes destas rochas são os minerais argilosos, que correspondem a silicatos hidratados de alumínio.
Ver Ficha desta Rocha »» Basalto Ígnea Olivina, piroxena e plagioclase.
Ver Ficha desta Rocha »» Bomba vulcânica Ígnea São constituídas essencialmente por vidro (frequentemente silica) e por minerais como plagioclases, piroxenas, magnetite e olivina, (em percentagens variáveis).
Ver Ficha desta Rocha »» Brecha Sedimentar Como todas as rochas clásticas, as brechas não são constituídas por simples minerais, mas por fragmentos de rochas de natureza diferentes. No interior de cada brecha os clastos podem ser formados por material com a mesma origem ou de natureza diferente (mais raro). Consoante a natureza dos clastos, podem classificar-se ainda em brechas calcárias, brechas dolomíticas e assim sucessivamente.
Ver Ficha desta Rocha »» Calcário Sedimentar O mineral principal do calcário é calcite, sendo por isso possível considerar esta rocha como monominerálica, visto que o conteúdo em calcite pode alcançar 95-97%. Com a calcite, podem encontrar-se em percentagens baixas aragonite, dolomite e outros carbonatos como a magnesite e a siderite, óxidos e hidróxidos, quartzo e calcedónia, sulfuretos e restos betuminosos.
Ver Ficha desta Rocha »» Carvão Sedimentar Corresponde a um grupo de rochas originadas a partir da acumulação de detritos vegetais.
Ver Ficha desta Rocha »» Conglomerado Sedimentar Os conglomerado são rochas formadas por clastos rolados, de tamanho superior a 2 mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado. No caso dos clastos serem todos do mesmo tipo trata-se de um conglomerado monogénico, se forem de diferentes tipos de rocha corresponde a um conglomerado poligénico.
Ver Ficha desta Rocha »» Diatomito Sedimentar Rocha sedimentar silicosa biogénica, muito fina, constituída essencialmente por restos microscópicos de carapaças de diatomáceas.
Ver Ficha desta Rocha »» Diorito Ígnea Os componentes principais são a plagioclase e a horneblenda. Também pode ocorrer botite e/ou piroxena. A presença de quartzo é invulgar, mas, se existir, a rocha corresponde a um granodiorito.
Ver Ficha desta Rocha »» Filito Metamórfica Como minerais essenciais pode apresentar quartzo, moscovite, biotite, sericite e clorite. Como minerais acessórios poderá apresentar grafite, cloritóide, turmalina, carbonatos, hematite, etc.
Ver Ficha desta Rocha »» Gabro Ígnea Essencialmente constituidos por plagioclases e piroxenas, podendo também ocorrer quartzo, olivina ou anfíbolas.
Ver Ficha desta Rocha »» Gneisse Metamórfica Como minerais essenciais podem ocorrer feldspatos e quartzo. Entre os minerais acessórios podemos encontrar biotite, moscovite, anfibola, cordierite, granada ou silimanite.
Ver Ficha desta Rocha »» Granito Ígnea Quartzo, feldspatos e micas.
Ver Ficha desta Rocha »» Ignimbrito Ígnea Vidro vulcânico, em geral com uma composição idêntica à dos riólitos ou traquitos.
Ver Ficha desta Rocha »» Leptinito Metamórfica Os componentes essenciais são o quartzo e o feldspato, podendo encontrar-se ainda que em menores quantidades granada, cordierite, distena e micas. Como minerais acessórios pode apresentar rútilo, magnetite, ilmenite, zircão e apatite.
Ver Ficha desta Rocha »» Mármore Metamórfica Por se tratarem de rochas de origem carbonatada, a composição mineralógica é bastante uniforme. São compostos principalmente (senão quase exclusivamente) por calcite ou, no caso dos mármores dolomíticos, por uma certa percentagem de dolomite. Para além destes componentes, pode conter, em percentagens diferentes, outros minerais, como vários tipos de micas, grafite, quartzo, pirite, ilmenite, talco, clorite, plagioclase, epídoto, tremolite, horneblenda, serpentina e outros.


Fotografia Rocha Grupo Mineralogia
Ver Ficha desta Rocha »» Migmatito Metamórfica Como minerais principais apresenta quartzo, feldspato potássico, plagioclase, biotite, hornblenda e epidoto. Como minerais acessórios encontram-se a apatite, a granada, o zircão, a moscovite e a cordierite.
Ver Ficha desta Rocha »» Obsidiana Ígnea Vidro vulcânico com composição química idêntica à do granito, sienito ou granodiorito. Pode ter cristais microscópicos de piroxena sob forma de manchas esbranquiçadas. Os microscópicos minerais de ferro oxidam e dando-lhe uma tonalidade avermelhada.
Ver Ficha desta Rocha »» Pedra-pomes Ígnea O componente essencial da pedra-pomes é um vidro vulcânico derivado do magma. Como componentes acessórios tem diversos silicatos, cálcio, sódio e potássio. Por vezes podem observar-se quartzo e biotite.
Ver Ficha desta Rocha »» Pegmatito Ígnea Como componentes essenciais apresenta quartzo, feldspato, plagioclase e micas. No que diz respeito aos minerais acessórios podem estar presentes turmalina, berilo, granada, topázio, zircão, apatite e alguns minerais raros tais como a cassiterite, a columbite e outros.
Ver Ficha desta Rocha »» Peridotito Ígnea Os componentes essenciais são olivina, piroxena e ou anfibola. Por vezes também se observa a presença de biotite, cromite e granadas.
Ver Ficha desta Rocha »» Pórfiro Ígnea Os minerais principais contidos nos pórfiros são o quartzo, os feldspatos alcalinos e a biotite. Entre os minerais acessórios figuram a horneblenda, várias plagioclases, a magnetite, a apatite, o topázio e o zircão.
Ver Ficha desta Rocha »» Quartzito Metamórfica Este tipo de rochas é constituido essencialmente por quartzo. Como minerais acessários, que no entanto são de extrema importância para determinar qual o grau metamorfico associado, podemos encontrar micas, talco, dolomite, calcite (que sugerem um grau metamórfico baixo a médio) ou distena, estaurolite, andaluzite (que sugerem um grau metamórfico médio) ou então silimanite, ortose e hiperstena (que sugerem um grau metamórfico elevado).
Ver Ficha desta Rocha »» Quartzodiorito Ígnea Rocha plutónica saturada a super saturada em quartzo (5 a 20%) e como componentes essenciais plagioclase Na-Ca (oligoclase a andesina), feldspato potássico e minerais ferromagnesianos como por exemplo hornblenda e biotite.
Ver Ficha desta Rocha »» Riolito Ígnea Os componentes essenciais são o quartzo e a sanidina. Os minerais secundários são biotite, albite, magnetite. Os componentes acidentais (nem sempre presentes) são a tridimite e a cristobalite, anfíbolas e piroxenas.
Ver Ficha desta Rocha »» Sienito Ígnea Os componentes essenciais são o feldspato potássico, a plagioclase e a horneblenda. Os minerais acessórios são o quartzo, a titanite, a biotite, a piroxena rômbica e minerais opacos. Entre os componentes acidentais encontram-se a olivina, a nefelina e o corindo.
Ver Ficha desta Rocha »» Sílex Sedimentar O sílex compõe-se em grande parte por quartzo microcristalino ou criptocristalino, mas pode conter também calcedónia ou opala, uma variedade amorfa e hidratada de sílica. No sílex encontram-se ocasionalmente pequenas quantidades de calcite, gesso, óxidos de ferro e restos de substâncias orgânicas. A presença destas últimas depende, obviamente, da origem orgânica de determinados depósitos de sílex.
Ver Ficha desta Rocha »» Tonalito Ígnea Os tonalitos parecem-se com os dioritos mas têm uma composição mais ácida. Além de plagiolases contêm por volta de 10% de quartzo. Outra característica dos tonalitos é presença de anfíbolas e biotite como minerais principais. Entre os minerais secundários temos a ortose, a apatite, a titanite, o zircão e, por vezes, algumas piroxenas. Contém frequentemente clorite, calcite e sericite, derivadas de fenómenos de alteração dos componentes principais.
Ver Ficha desta Rocha »» Traquito Ígnea Constituído essencialmente por feldspato (sanidina e ortose) e em menores quantidades por plagioclase. Como minerais acessórios pode apresentar apatite, zircão, magnetite, entre outros.
Ver Ficha desta Rocha »» Xisto Metamórfica É variável consoante o protólito de que são derivados. No caso de derivarem de rochas peliticas pode-se encontrar quartzo, moscovite, biotite, granada, distena, silimanite, cordierite, andaluzite, estaurolite, etc. Se o protólito corresponder a rochas silico-magnesianas, então é possível encontrar-se clorite, talco, serpentina, tremolite, antofilite, etc. Se o protólito corresponder a rochas básicas é possível encontrar clorite, actinolite, hornblenda, albite, etc.
[1] Página 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário