Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Abordagem Sistêmica

Administração

Reducionismo
É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisíveis, como átomo na Física, a célula na Biologia, a substancias simples na Química, e outros.
O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.

Mecanicismo
É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não prevêem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.
Abordagem          Clássica Abordagem Sistêmica
Reducionismo       Expansionismo
Pensamento          Analítico Pensamento Sintético
Mecanicismo        Teleologia

Pensamento Analítico
Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.

Pensamento Sintético
Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automóveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo.

Teoria dos Sistemas
A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. Está teoria não busca solucionar os problemas e nem tenta soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade do que foi fornecido pela experiência.
Bertalanffy criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros, isto porque a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só podem ser estudadas se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdependências. Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativa.
A primeira em face da necessidade de uma integração maior das teorias que a precederam;
A segunda devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam-se para uma teoria de sistema aplicada à administração.


Conceitos, Características e tipos de Sistemas

Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós. Seriam exemplos a mecânica de um carro, uma linha de montagem, corpo humano e outros.
Suas características como o próprio nome já diz, os sistemas são unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum.
Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um supersistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em sério paralelo.
Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los como:
Quanto a sua constituição, eles podem ser físicos ou abstratos, os físicos são compor por máquinas e objetos reais;
Os abstratos são compostos por hipóteses, idéias, planos e conceitos.
Na verdade um complementa o outro, o sistema físico formado por máquinas precisa do sistema abstrato, que seriam os programas para poder executar as suas finalidades e vice-versa.
Podemos classificá-los ainda em sistemas fechados e abertos;
O sistema fechado seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência ambiental, posso citar as máquinas como exemplo.
O sistema aberto já seria o contrário do fechado, ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, e está sempre se adaptando a ele. Como exemplo posso citar o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.


Parâmetros dos Sistemas

Posso dizer em uma definição geral, que os sistemas são como um conjunto de elementos que possui um serie de relações com seus atributos.
Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam-se por suas propriedades, o valor e as descrição das dimensões do sistema. Seus parâmetros são:
  • Entrada ou Ensumo - é a força de partida do sistemaque fornece a energia para operação do mesmo;
  • Saída ou Produto - é a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema, e outra coisa que é importante observarmos é que os resultados de um sistema são sempre finais;
  • Processador ou Transformador - é o fenômeno que produz mudanças, é um mecanismo de conversão das entradas e saídas. O processador é representado geralmente pela caixa preta, nela entram os insumos e dela saem os produtos. Sua exploração é feita através de informações e definições comportamentais e operacionais.
  • Retroação ou Retroinformação - é a função do sistema que visa comprar a saída com um padrão pré-estabelecido. Retração tem por objetivo um estado de um sistema sujeito a um monitor;
Monitor seria um tipo de guia de direção e acompanhamento. Um de seus princípios visa manter ou aprimorar o desempenho do processo, fazendo com que seu resultado esteja sempre adequado ao padrão escolhido.
  • Ambiente - é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe muito influências do ambiente, ele tem que estar sempre adaptando-se para poder sobreviver e o ambiente é que determina isto, porque entre ele e o sistema existe uma grande troca de energia, materiais e informações.


Sistema Aberto

O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.
Abaixo estão as seis funções primárias ou principais de uma empresa que se inter-relacionam, mas podem ser estudas isoladamente.
Ingestão- as empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, adquire dinheiro, máquinas, pessoas do ambiente no sentido de produzir certas funções.
Processamento- na empresa os materiais são processados, havendo certa relação entra as entradas e saídas pelo qual o excesso é o equivalente a energia necessária à sobrevivência da empresa.
Reação ao Ambiente- a empresa reage ao seu ambiente, mudando seus matérias, consumidores, empregados e recursos financeiros. Estas alterações podem ser efetuadas no produto no processo ou na estrutura.
Suprimento das Partes- os participantes da empresa são supridos não só de suas funções mas também de dados de compras, produção, vendas, e são recompensados principalmente sob a forma de salários e benefícios. Pode-se até dizer que o dinheiro é considerado o sangue da empresa.
Regeneração das Parte- ambos homens e máquinas devem ser mantidos ou recolocados, daí é que se encaixa as funções de pessoal e manutenção.
Organização- a organização das cinco funções descritas é uma função que requer um sistema de comunicação para o controle e tomada de decisões. Isto é obtido pela administração e envolve problemas de controle, tomada de decisão, planejamento, e às vezes de reprodução no sentido de adaptá-la ao ambiente.


Organização de um Sistema Aberto

Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém um dinâmica, interação com seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos.
Um organismo social tem semelhança a um organismo individual nos seguintes traços:
No crescimento;
Tornando-se mais complexo à medida que cresce;


A interdependência

No comportamento probabilístico e não-deterministico das organizações o ambiente é potencialmente sem fronteiras e incluem variáveis desconhecidas e incontroladas. Podemos dizer o comportamento humano nunca é totalmente previsível, as pessoal são complexas, incluindo aquelas que pertence ao autocontrole.
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que e parte e proporciona uma base para a classificação dos tipos de organização.
As fronteiras ou limites seriam as linhas que demarcam o que está dentro e fora do sistema, nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente. As organizações têm fronteiras que diferenciam dos ambientes, e elas variam quanto ao grau de permeabilidade. A permeabilidade das fronteiras definirá o grau de abertura do sistema relação ao meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário