Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Noções de estrutura da terra

 Noções de estrutura da Terra:
A Litosfera é a camada sólida da Terra, formada pelos minerais, rochas e solos, no seu interior há a presença de materiais inorgânicos em fusão, que apresentam um grau geotérmico, no qual a temperatura aumenta conforme nos aprofundamos.

A estrutura da Terra está dividida em camadas, e cada uma delas apresenta uma composição, temperatura e densidade diferente.



Litosfera ou Crosta Terrestre:

• Sial: É o nome dado à porção superficial da crosta terrestre também chamada de crosta continental. Sua temperatura chega a 600ºC. São rochas magmáticas e metamórficas, suas espessuras vão de 15 a 25 km, e a densidade é de 2,7.

• Sima: É a porção inferior da crosta terrestre. Nesta região há principalmente a presença de silicatos de magnésio e ferro. Sua temperatura chega a1, 200°C, sua espessura vai de 30 a 35 km, e a densidade é de 2,95.

Magma pastoso:

• Manto: O manto está localizado abaixo da crosta terrestre. Sua espessura é de aproximadamente 1.200 km, a temperatura tem em média 3.400°C e a densidade é de 3,3. O material que compõem o manto é pastoso, especialmente rochas ultrabásicas.

• Camada intermediária: sua espessura é de 1, 700 km, a temperatura chega a 4.000°C e a densidade é de 112,2.

• Nife: É o núcleo da Terra, composto por ferro e o níquel. Sua espessura é de aproximadamente 3.470 km, a temperatura pode atingir até 6.000°C, sua densidade de 12,2.

Acredita-se que o interior da Terra, no princípio de sua formação, estava totalmente em estado de fusão. Observando as temperaturas de erupções vulcânicas e pela difusão das ondas sísmicas, concluímos que as densidades das camadas da Terra são diferentes, e que ela aumente de acordo com a profundidade. Em média, a cada 35 m de profundidade a temperatura da camada aumenta 1ºC. Essa variação é chamada de grau geotérmico.

As camadas da Terra formam a sua estrutura, cada uma delas apresenta uma determinada constituição física e química:

Para um maior entendimento vamos especificar cada uma das camadas:

atmosfera: É a camada de ar que envolve a Terra.
hidrosfera: É a cada líquida da Terra.
Litosfera: É a camada sólida ou rochosa da Terra.
Biosfera: É a camada da Terra que compreende as partes de terra, mar e águas continentais habitadas pelos seres vivos.

Observando a estrutura da Terra, considerando as propriedades físicas dos materiais, podemos notar a litosfera sólida abrangendo a astenosfera semifluida, que envolve a mesosfera sólida, que se estende até o núcleo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário