Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DICAS DA ATUALIDADE

ATUALIDADES INTERNACIONAIS
É BOM SABER
O mundo socialista, após o fim da União Soviética (URSS) e da abertura do leste europeu, resume-se a poucos países como, por exemplo, Cuba, China, Coréia do Norte, que passam por sérias dificuldades para manter seus regimes.
CHINA
Um dos pouquíssimos países socialistas da atualidade, fecha acordo com os EUA, entra para a O.M.C. (Organização Mundial do Comércio) abrindo suas portas para o mercado internacional, e mergulha no comércio global. A economia chinesa está aos poucos se abrindo para o capitalismo, 80% da economia já é privada, mas a política continua socialista. Prova disso: no início de 2001, mais de 120 pessoas foram condenadas à morte e executadas no dia seguinte.
ÍNDIA
Atingiu a marca de 1 bilhão de habitantes, um número um tanto absurdo para um país de miseráveis, com sérios problemas sociais. A Índia só fica atrás da China que hoje possui 1,27 bilhão de habitantes.
Obs.: Em fevereiro de 2001 a Índia foi sacudida por um terremoto que matou 50 mil pessoas.
ISLAMISMO:
O Irã, que é conhecido como o mais fanático país muçulmano, recentemente realizou uma eleição na qual os eleitos do parlamento, na sua maioria, eram da linha moderada. Assim, o mundo respira aliviado com sinais de enfraquecimento da linha xiita (fanática).

A QUESTÃO PALESTINA: o difícil acordo de paz
O conflito entre judeus e palestinos já dura séculos. No século XX, a questão se agravou em 1947, quando a ONU criou o "Estado de Israel", ignorando a criação de um Estado da Palestina. Os palestinos, revoltados criaram em 1949, a O.L.P. (Organização para a Libertação da Palestina). Em 1993 o primeiro ministro de Israel, Itzak Rabin, e o líder da O.L.P., Yasser Arafat, fizeram um acordo de paz, estabelecendo as bases para a criação do Estado da Palestina. Itzak Rabin foi assassinado em 1995 pelos próprios judeus, que não concordavam com tal acordo.
No ano 2000, os conflitos reapareceram na disputa pela cidade de Jerusalém que ambos querem como capital.
Obs: Jerusalém é considerada sagrada pelas três maiores religiões monoteístas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
No início de 2001, o general Ariel Sharon, intransigente inimigo dos acordos palestinos, foi eleito primeiro-ministro de Israel. A possibilidade de um acordo de paz entre israelenses e palestinos fica mais distante. Nas últimas semanas, o conflito entre palestinos e israelitas novamente se agravou quando palestinos assassinaram um ministro de Israel, Rehavan Zeevi, em vingança pela morte do chefe da Frente Popular pela Libertação da Palestina, Mustafá Zibri.
IUGOSLÁVIA: Milosevic é deposto pelo povo.
Nos últimos 13 anos, a Iugoslávia foi governada por Slobodan Milosevic, que impôs a ditadura, manipulou resultados das eleições, botou a polícia nas ruas contra manifestantes. Durante anos, foi a maior "dor de cabeça" da Europa. Enfrentou ameaças da ONU e da OTAN, mas acabou "nocauteado" pela população que, em outubro/2000, tomou de assalto a cidade de Belgrado, aclamando Vojslav Kostunica como o novo presidente da Iugoslávia.
Milosevic, em discurso na televisão, despedia-se do poder.
Em julho de 2001, Milosevic foi ao Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, para responder por centenas de atrocidades cometidas nos onze anos em que governou a Iugoslávia.
NAFTA
O NAFTA é um acordo econômico estabelecido entre os Estados Unidos, Canadá e México. Esse acordo garante alguns privilégios a uma elite minoritária do México e, é claro, aos poderosos americanos e canadenses.
No México, o exército zapatista de libertação nacional, formado por guerrilheiros, exige o fim da ligação mexicana com o NAFTA.
O MUNDO
Este início de século XXI, caracteriza-se pela expansão do liberalismo, há uma procura pelo abandono das fronteiras econômicas, na chamada GLOBALIZAÇÃO.
ESTADOS UNIDOS: Atuação do presidente George W. Bush
  • Aumento do embargo econômico ao Iraque. Bush cutuca Saddan Hussein com vara curta.
  • Aumentou a tensão entre EUA e China, quando um avião espião norte-americano chocou-se com outro avião chinês no espaço aéreo da China.
  • Seu jeito caipira de ser, e por não possuir um perfil intelectual, provoca gargalhadas em todo o país.
  • A situação econômica dos Estados Unidos é de recessão econômica, provocando grandes baixas nas Bolsas de Valores e insegurança no mundo inteiro.
  • Sua popularidade aumentou com a "Guerra contra o Terror".
PERU: Fim da Era Fujimori
Alberto Fujimori chegou ao poder no Peru vencendo as eleições em 1990. Dois anos depois deu um golpe fechando o congresso e demitindo vários juízes. Com o apoio do exército, derrubou grupos terroristas que barbarizavam o país. Teve seus méritos por acabar com a hiperinflação e abrir a economia peruana.
Mas, nesse mesmo ano uma enorme crise tomou conta de seu governo. O estopim da crise foi um vídeo em que se vê Vladimiro Montesinos, que chefiava o serviço secreto, pagando propina a um deputado da oposição. O povo saiu às ruas pedindo a cabeça do presidente. Para manter sua imagem, Fujimori encenou uma caçada a Montesinos, seu ex-braço direito. No meio de tanta crise, Fujimori acabou renunciando à presidência do Peru em novembro/2000.
Depois de oito meses foragido, Vladimiro Montesinos foi preso na Venezuela, em julho/2001 e devolvido ao Peru. Ele é considerado um "arquivo-vivo" da corrupção do governo de Fujimori.
Obs: Peru é atualmente um país com desigualdades sociais gritantes.

VENEZUELA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faz uma administração autoritária e popular ao mesmo tempo, mas não consegue reerguer a nação.
Fatos de seu governo em dois anos e cinco meses:
  • Cinco plebiscitos
  • Substituiu 90% dos juízes.
  • Substituiu 80% dos diretores da PDVSA (estatal de petróleo venezuelana).
  • Nomeou militares para ministérios, estatais e banco central.
  • Controle das eleições.
  • Programas semanais de rádio e televisão.
  • 66 viagens a 45 países; predileção por aqueles que combatem o imperialismo americano (ex.: Cuba, Irã, Rússia, Iraque e Líbia).
MERCOSUL: Mercado comum do Cone Sul
  • Tem como países participantes: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
  • Argentinos revoltados com o Brasil
    Os argentinos culpam o Brasil pelas dificuldades econômicas enfrentadas internacionalmente. Dizem que suas indústrias estão fechando e se transferindo para o Brasil. E que produtos brasileiros, mais baratos graças à desvalorização do Real, estão ameaçando artigos argentinos, mais caros.
CRISE NA ARGENTINA:
Os 40 bilhões de dólares que a Argentina recebeu do FMI, não foram suficientes para tirar a economia do atoleiro. O povo fez greve geral e a confusão se espalha por todo o país, deixando a popularidade do presidente Fernando De la Rúa em baixa. Para injetar um pouco de ânimo e confiança na população o presidente deu superpoderes a Domingo Cavallo (um inimigo político e ex-ministro da economia de governo Menen), que passou a cuidar da economia do país.
A Argentina passa por uma recessão que já dura três anos. Possui um presidente sem apoio político e trocou três ministros da economia em menos de um mês.
PRISÃO DE CARLOS MENEN (Junho de 2001)
O ex-presidente argentino Carlos Menen teve prisão domiciliar decretada, devido ao seu envolvimento na venda ilegal de armas para a Croácia e o Equador durante sua gestão como presidente da Argentina.
CHILE: Há quase 20 anos, possui a economia mais estável da América do Sul.
COLÔMBIA: FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)
Desde que foi eleito, o presidente colombiano Andrés Pastrana tem tentado resolver os quase quarenta anos de intrigas com movimentos guerrilheiros comunistas e anti-americanos ligados à FARC. Mas o evento dos últimos meses tem preocupado os países vizinhos, como o caso do Brasil, que teme uma guerra em nossa fronteira, na região amazônica. A preocupação é que possa ocorrer migração de populações.
O objetivo da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é derrubar o governo e a classe dominante.
PAPA JOÃO PAULO II
Em 23 anos de papado, João Paulo II já visitou 115 países, ajudou a derrubar o comunismo, aproximou-se de outras religiões, pediu perdão pelos erros cometidos pela Igreja no passado e fez um ajuste de contas com a História como nunca se imaginou nesses dois milênios.

AS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO
1º - Cristianismo - 1,9 bilhão de fiéis
2º - Islamismo - 1,2 bilhão de fiéis
3º - Hinduísmo - 800 milhões de fiéis

HOLANDA: aprovado o casamento de pessoas do mesmo sexo.
"ETA" PROVOCA TERRORISMO NA ESPANHA
O último grupo terrorista da Europa, o ETA (Euskadi Ta Azkatasuna - "Pátria Basca e Liberdade") volta à matança em Madri, que luta pela independência do País Basco, uma localidade do norte da Espanha e na divisa com a França.
IRLANDA DO NORTE
Durante anos a Irlanda do Norte vem lutando para se separar do Reino Unido, organizando inclusive o IRA (Exército Republicano Irlandês). A maioria da população na Irlanda do Norte é católica, mas a Rainha Elizabeth só admitia protestantes no governo; provocando ainda mais a revolta entre a maioria dos irlandeses.
Mas, no momento, a paz voltou a vigorar com a formação de um Governo que reuniu católicos e protestantes.
INGLATERRA
  • Peter Mandelson, um dos principais ministros de Tony Blair, renunciou ao cargo quando foi flagrado num empréstimo irregular. Como ministro, vinha tentando viabilizar a paz entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
  • Tony Blair está em plena campanha para se reeleger primeiro ministro. O candidato da oposição é Willian Hague, do partido conservador.
ELEIÇÕES EM PARIS (março de 2001)
Os socialistas venceram as eleições municipais em Paris. O fato não se repetia desde 1871. O prefeito eleito, Bertrand Delonöe, homossexual assumido, restringiu a campanha somente aos temas municipais.
Países europeus em que movimentos de extrema direita assustam com idéias nazi-fascistas:
Alemanha Suécia Dinamarca França Inglaterra Áustria
GRÉCIA
As Olimpíadas de 2004 atraíram investimentos para a abertura de estradas, aeroportos e hotéis. Com uma economia rica e equilibrada, a Grécia aderiu ao "Euro" em junho/2000.
ITÁLIA
A Itália é o sexto país mais rico do mundo, tem renda per capita seis vezes maior do que a brasileira, mas sua política é uma bagunça. Foram 58 governos desde 1945.
Em maio de 2001, Sílvio Berlusconi foi escolhido como o novo primeiro ministro.
ÁFRICA
Etiópia e Eritréia: vivem em guerra há mais de 30 anos e hoje se estima que 16 milhões de pessoas corram risco de vida. Organizações internacionais querem distribuir comida e remédio à população, mas não conseguem. Essa é uma guerra sem sentido, para definição de fronteiras em terras desérticas e improdutivas.
  • Somália: sem Governo há nove anos, a Somália está dividida em mais de 30 clãs, que se sentem donos do país. O país não dispõe de serviços públicos, sistema de ensino ou saúde. Sem escolas para estudar, os jovens somalis só aprendem uma coisa na vida: guerrear.
  • Guerra dos Diamantes: 50% dos diamantes consumidos em todo o mundo são retirados de minas africanas. Essa extração está provocando violentas guerras em três países: Angola, Congo e Serra Leoa.
  • AIDS: a África possui 24 milhões de infectados.
MARROCOS
Enquanto o país foi governado pelo Rei Hassan II, foram reprimidas com mão-de-ferro todas as manifestações opositoras. Mas, com sua morte, assumiu seu filho Mohamed VI, que pos fim à repressão e mandou libertar os presos políticos.
CONGO: Assassinato do presidente
Em janeiro de 2001, o presidente e ditador do Congo, Laurent Kabila, foi assassinado em circunstâncias misteriosas. Em meio ao fato, os generais escolheram Joseph Kabila, filho predileto do falecido, como sucessor.
"IBM E O HOLOCAUSTO"
Livro de um jornalista americano "IBM e o Holocausto" acusa a IBM de ajudar os nazistas e reacende a polêmica sobre a ascensão de Hitler.
BRASIL x CANADÁ (fevereiro de 2001)
O Canadá decretou embargo econômico ao Brasil, alegando que a carne brasileira estava contaminada com o mal da "vaca louca". Por trás da manobra está o bilionário mercado internacional de jatos de pequeno porte, no qual a brasileira Embraer desbancou a canadense Bombardier.
CONFERÊNCIA DA ONU (Setembro de 2001)
A Conferência organizada pela ONU em Durban, na África do Sul, acabou fugindo do seu tema central, o racismo. Num "bate-boca" as autoridades acabaram discutindo a questão do sionismo, ou seja, o movimento pela unificação do povo judeu. A população da África do Sul ficou extremamente revoltada, pois esperava uma indenização pelos vários séculos de escravidão no mundo.
NOVO PREFEITO DE NOVA YORK = MICHAEL BLOOMBERG

ESPECIAL: A "GUERRA CONTRA O TERROR"

11 - setembro: Quatro aviões são seqüestrados simultaneamente nos EUA. Dois deles se chocam com o WTC, em Nova York. Outro deles atinge o Pentágono, em Washington, e o quarto cai na Pensilvânia.

12 - setembro: Cinco pessoas são retiradas com vida dos escombros do WTC. O presidente George W. Bush fala em batalha do bem contra o mal.

13 - setembro: O terrorista saudita, Osama Bin Laden é apontado oficialmente como o mentor dos atentados, mas, no Afeganistão, os talibãs negam sua participação. Os Afegãos começam a abandonar Cabul, a capital do país.

14 - setembro: O Congresso americano concede a Bush autonomia para realizar operações militares e libera 40 bilhões de dólares para a ofensiva e operações de resgate. O presidente americano visita os escombros do WTC e é saudado pelas equipes de resgate aos gritos de "USA". As principais bolsas do mundo despencam.

15 - setembro: Mohamed Omar, líder do Talibã, avisa que haverá uma guerra santa contra qualquer país que atacar o Afeganistão. Bush diz que os EUA estão em guerra e pede sacrifício e paciência dos americanos.

16 - setembro: Os EUA dão ultimato para que o Afeganistão entregue Bin Laden. O vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, afirma que serão usadas, na guerra contra o terrorismo, táticas sujas , que incluem assassinatos selecionados pelos espiões da CIA.

17 - setembro: A bolsa de valores Nova York reabre e sofre sua maior queda em um só dia na história. Bush afirma que quer Bin Laden vivo ou morto. No Afeganistão, líderes religiosos são convocados para decidir se o entregam ou não.

18 - setembro: O governo norte-americano ameaça com sansões comerciais os países que não ajudarem no combate ao terrorismo.

19 - setembro: Os Estados Unidos começam a deslocar para a Ásia três porta-aviões, dezenas de navios e mais de cem aviões.

20 - setembro: Bush faz pronunciamento no Congresso conclamando para a guerra e avisando as demais nações: "ou vocês estão conosco ou com os terroristas". No Afeganistão, os líderes religiosos recomendam que Osama bin Laden deixe o país.

21 - setembro: As bolsas de valores voltam a cair no mundo. No Brasil, o dólar ultrapassa a barreira de R$ 2,80. O FBI reconhece que há dúvida sobre a identidade de alguns dos 19 listados como seqüestradores dos aviões usados no atentado. O Afeganistão diz que não entregará Bin Laden.

22 - setembro: A milícia taliban anuncia a derrubada de um avião espião norte-americano que sobrevoava território afegão. O papa João Paulo II chega ao Cazaquistão, e os Estados Unidos garantem que não atacarão o Afeganistão durante a visita de seis dias do sumo pontífice.

23 - setembro: O governo do Afeganistão afirma desconhecer a localização de Osama bin Laden, informação que é rejeitada pelos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o Secretário de Estado norte-americano, Colin Powell afirma que os EUA apresentarão em breve provas contra o terrorista.

07 - outubro: Iniciaram os bombardeiros no Afeganistão. Osama bin Laden promete: "a tempestade de aviões não vai parar. Há milhares de jovens nas nações islâmicas ansiosos por morrer, enquanto os americanos estão ansiosos por viver."
Outubro - Cartas foram enviadas pelo correio com bactéria de antraz. O caso que mais chamou a atenção foi um envelope aberto no escritório do senador norte-americano, Tom Daschle, em Washington, contaminando várias pessoas.
Novembro - As forças armadas dos EUA com apoio da "Aliança do Norte", um grupo do Afeganistão que atua contra o talibã, conseguiram derrotar a milícia talibã nas principais cidades do Afeganistão, inclusive a capital Cabul.


ATUALIDADES BRASILEIRAS


MOVIMENTO DOS SEM-TERRAS

Com a fome no Nordeste, o MST tem aumentado significativamente. O movimento que teve início no meio rural, chega às cidades tendo a adesão de vários descamisados e sem-teto. Desejam reforma agrária e uma ampla reforma social.

GOVERNO FHC
  • Nesse início de 2001, a economia dá sinais de fim de recessão econômica e de um possível crescimento.
  • A abertura do mercado para importações.
  • Privatizações de Estatais.
  • Aumento da violência urbana e também rural.
  • Dificuldade em executar o ajuste fiscal, ou seja, de diminuir os gastos excessivos do governo.
  • Sua popularidade teve uma pequena alta em 2001.
GOVERNADORES (alguns Estados):
  • RS - Olívio Dutra (PT)
  • SC - Esperidião Amim (PPB)
  • PR - Jaime Lerner (PFL)
  • SP - Mário Covas (PSDB), com sua morte assume o vice Geraldo Alckmin
  • RJ - Antony Garotinho (PDT)
  • MG - Itamar Franco (PMDB)
  • DF - Joaquim Roriz (PMDB)
SENADORES CATARINENSES:
  • Cacildo Maldaner
  • Jorge Konder Bornhausen
  • Geraldo Althof (este assumiu por ser suplente de Wilson Kleinubing, falecido em 1998)

PREFEITOS ELEITOS EM 2000 (algumas cidades)

  • São Paulo - Marta Suplicy
  • Rio de Janeiro - César Maia
  • Porto Alegre - Tarso Genro
  • Curitiba - Cássio Taniguchi
  • Florianópolis - Ângela Amim
  • Joinville - Luiz Henrique da Silveira
  • Blumenau - Décio Nery de Lima
CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA A LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL
Com a nova lei da responsabilidade fiscal, o governo federal pode punir governantes de estado e prefeitos por irregularidades administrativas. A nova lei, aprovada pela Câmara dos Deputados, aguarda ser aprovação pelo Senado Federal.
JUSTIÇA:
Aprovado auxílio moradia de 3000 reais para juízes e deputados. E o mínimo continua em 151 reais.
CUT: Primeiro presidente não metalúrgico
O escolhido foi o professor de artes plásticas João Felício, ex-presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.
ELEIÇÕES 2000
Partidos de oposição fazem a maioria dos prefeitos das cidades brasileiras. O PT foi o partido que mais cresceu.
PRIVATIZAÇÃO DO BANESPA
O Banco Santander, da Espanha, comprou o Banespa por 7 bilhões de reais e já é o terceiro maior banco privado do País.
GOVERNO QUER CALAR PROCURADORES
No início de 2001 o governo criou uma multa que pode chegar até 151.000 reais, contra os procuradores que peçam abertura de ações consideradas infundadas contra autoridades públicas. Os procuradores ameaçaram parar todas as investigações em andamento e querem derrubar a lei no Supremo Tribunal Federal, alegando que a lei fere a constituição, que garante a liberdade de atuação para integrantes do ministério público.
REBELIÕES NAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS
Uma mega rebelião de presos em São Paulo é mais um sinal de alerta emitido por sistema penitenciário falido e perigoso. No início de 2001, simultaneamente 29 presídios localizados em 19 municípios do Estado de São Paulo se rebelaram. O bando de presidiários se denomina PCC (Primeiro Comando da Capital), sigla da organização criminosa que atua no interior das penitenciárias brasileiras.
MORRE MÁRIO COVAS
O governador do Estado de São Paulo morreu em março de 2001 e tornou-se um símbolo de ética e política séria.
Covas estava em seu segundo mandato consecutivo e foi sucedido por seu vice, Geraldo Alckmin.
EXPLOSÃO NA PLATAFORMA DA PETROBRAS
Em março de 2001, ocorreu uma explosão na maior plataforma do mundo em capacidade de produção de petróleo. A "P-36" estava instalada na Bacia de Campos a 120 Km da costa do Rio de Janeiro. O desastre manchou a imagem da Petrobras e do Brasil.
BRASIL É ELOGIADO PELO CONSELHO DE RELAÇÕES EXTERIORES DOS ESTADOS UNIDOS
Segundo o Conselho, o Brasil é o quinto maior mercado consumidor do mundo.

CPI DA CORRUPÇÃO
A oposição queria a formação de uma ampla investigação de irregularidades administrativas. O governo de FHC afirma que no momento a possibilidade de uma "CPI da Corrupção" não passa de uma manobra política. Com acordos aqui e ali, o governo saiu vitorioso. A "CPI da Corrupção" não saiu.
"APAGÃO"
Projeto do governo para racionalizar energia elétrica no Brasil, que se apresenta numa enorme crise de abastecimento, pois o modelo brasileiro de geração de eletricidade é baseado quase que exclusivamente em hidrelétricas. Assim, a falta de chuvas, segundo o governo, é a principal responsável pela crise.
SENADO: "casa da mentira e da corrupção"
Os senadores José Roberto Arruda e Antônio Carlos Magalhães foram acusados de terem violado o painel eletrônico do Senado para descobrir como votou cada colega, na eleição que cassou o senador Luís Estevão, em 28 de junho de 2000.
A bomba explodiu em abril de 2001, com o depoimento da ex-diretora do Prodasen, Regina Célia Peres Borges.
Os dois senadores tentaram se defender no Conselho de Ética do Senado, mas não convenceram e acabaram renunciando.
JADER BARBALHO e a Corrupção na SUDAM e no BANPARÁ
Jader Barbalho (PMDB-PA) foi eleito em fevereiro/2001 o novo presidente do Senado, mas carrega nas costas uma série de acusações que podem leva-lo à cassação. Veja as acusações:
  • Desvio de milhões de reais da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia)
  • Saquear o Banco do Estado do Pará (Banpará)
  • A empresa de sua esposa (Agropecuária Campo Maior) é suspeita de receber irregularmente 9 milhões de reais.
  • Formação de quadrilha, já que é enorme o número de pessoas envolvidas no caso.
  • Renunciou a presidência do senado em setembro/2001.
  • Renunciou o mandato de senador em outubro/2001.
MÁFIA DA CORRUPÇÃO NA SUDAM
Numa gigantesca operação de escuta, a Polícia Federal ouviu fraudadores da Sudam, captou 369 diálogos e descobriu conexões da máfia em Brasília.
O esquema levou 360 milhões de reais, pelo que se comprovou até então, e estava planejado para alcançar a cifra de 1,5 bilhão de reais.
Documentos mostram que o presidente do Senado, Jader Barbalho era sócio do fraudador da Sudam, acusado de desviar 133 milhões de reais.
GREVE NA POLÍCIA MILITAR
Na metade do ano 2001, a Polícia Militar de vários estados esteve em greve. Na Bahia, para acalmar a população que se sentia desprotegida com a paralisação da polícia, o exército foi parar nas ruas. Além da Bahia, a PM esteve em greve em Alagoas, Paraná, Tocantins e São Paulo.
UNIVERSIDADES FEDERAIS EM GREVE
Funcionários das Universidades Federais de todo o Brasil entram em greve por falta de repasse de verbas para as Universidades.
TONY BLAIR NO BRASIL
Há poucos meses, o primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, foi o primeiro chefe de estado inglês a visitar o Brasil. Visitou a Embraer e foi até as cataratas de Foz do Iguaçu. Em seus discursos afirmou a "necessidade do fim do protecionismo da união européia aos produtos agrícolas de países como o Brasil."
PAULO MALUF
O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, está sob investigação, pois promotores de justiça o acusam de manter contas secretas no exterior, cujo saldo seria proveniente de desvios orçamentários.
MORRE JORGE AMADO (Dia 06 de agosto de 2001)
Aos 88 anos de idade, era o mais popular dos escritores brasileiros. Em suas obras o escritor desbravou regiões inteiras do País, e criou uma galeria memorável de personagens.
SÍLVIO SANTOS (setembro de 2001)
O apresentador e empresário Silvio Santos virou refém de Fernando Dutra Pinto, depois do seqüestro da filha, Patrícia Abravanel. O empresário ficou em sua própria casa sob o poder do seqüestrador.
Conforme exigência de Fernando Dutra Pinto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, compareceu ao local e momentos depois o criminoso se entregou.
FIM DO FESTIVAL DE MEDIDAS PROVISÓRIAS: (setembro de 2001)
O Congresso Nacional aprovou uma emenda que acaba com a farra das medidas provisórias (MP) - um instrumento legal que, criado pela constituição de 1988, deveria ser usado apenas em situações de emergência, mas que passou a ser aplicado até para a compra de carro oficial.

VIAGEM DO PRESIDENTE À EUROPA (outubro de 2001)
O presidente Fernando Henrique Cardoso esbanjou intimidade com autoridades européias em sua viagem de seis dias no final de outubro. Foi o primeiro presidente latino-americano a ser convidado a discursar no parlamento francês.
NOVOS MINISTROS:
  • Integração Nacional: Ney Suassuna
  • Justiça: Aloysio Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário