Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Agentes Externos - Solo

AGENTES EXTERNOS

O relevo terrestre encontra-se em permanente evolução, pois os agentes externos trabalham contínua e incessantemente esculturando ou modelando a paisagem terrestre.

Principais agentes externos:

a) Intemperismo – É o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos (ação da água, do vento, do calor, do frio e dos seres vivos) que provoca o desgaste e a decomposição das rochas. Podem ser físicos e químicos.

Físico – A desintegração e a ruptura das rochas inicialmente em fendas, progredindo para partículas de ipedloucura4menores, sem, no entanto, haver mudanças na composição química. Exemplos de processos físicos de meteorização:

a) Congelamento da água.

b) variação de temperatura.

c) Decomposição esferoidal.

d) Esfoliação.

e) Destruição orgânica.

Químico – Realizam-se em presença da água e dependem da ação de decomposição da água juntamente com o CO2 dissolvido e, em alguns casos, ácidos orgânicos formados pela decomposição de resíduos de vegetais.

b) Os rios – Em seu curso, os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e formando novas feições de relevo, como, por exemplo, as planícies e os deltas.

c) As geleiras – Chama-se erosão glacial ao trabalho das geleiras. Grandes blocos de gelo movem-se lentamente, por ação da gravidade, causando profundos desgastes nas rochas. Provocam a abertura de vales em forma de “U” ou de “V”, estes últimos conhecidos como fiordes.

d) Os ventos – Conhecida como erosão eólica, pode tanto construir (acumulação eólica) como destruir uma forma de relevo. A atividade geológica do vento é preponderante, particularmente nas regiões áridas, como os desertos, onde a evaporação é superior às precipitações ou onde a vegetação não se dá por qualquer outro motivo. A erosão eólica processa-se por deflação e corrosão.

Deflação – Processo de rebaixamento do terreno, removendo e transportando partículas inconsolidadas.

Corrosão – É prouzida pelo impacto das partículas de areia transportadas pelos ventos contra as superfícies das rochas, polindo-as. Efeitos: é maior nas rochas sedimentares, principalmente arenosas e argilosas. Rochas heterogêneas ou irregulares podem sofrer erosão diferencial, o que dá origem a formas curiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário