Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO

Verifique a análise sobre o fenômeno da globalização feita pelo professor Farhang Sefidvash de Engenharia Nuclear, Ph.D. pelo Imperial College da Universidade de Londres, inventor de um novo conceito de reator nuclear e autor de mais de 95 publicações científicas.
Traduzido por Rangvald Taetz
Globalização é uma palavra entendida por muitas pessoas nos países do terceiro mundo como uma espécie de estratégia política de algumas nações industriais para explorar os países pobres em desenvolvimento.
Com esta constatação pode-se observar que, pelas conseqüências atuais, os ricos estão ficando cada vez mais ricos e os pobres mais pobres.
Por este motivo o verdadeiro conceito de globalização e os problemas
associados a ele devem ser melhor entendidos. A humanidade, ao passar por um processo de evolução, cresceu de uma existência de simples famílias para formar tribos. Estas passaram a se unir em cidades-estados e nações, e agora o mundo chegou a uma condição que se conhece como "aldeia global", na qual todas as nações e povos do mundo se tornaram altamente interdependentes.
O fenômeno da globalização é, portanto, resultado de um processo natural de evolução, e a chegada a uma total interdependência foi o próprio destino da humanidade.
Não é uma invenção de alguma nação em particular. O problema que muitos associam ao conceito de globalização reside no abuso cometido por um grupo de nações poderosas que se aproveitam das vantagens desta nova realidade em seu próprio e egoístico benefício, causando prejuízo a outras.
Nós estamos vivendo num novo mundo, dentro de uma nova realidade, enquanto muitos ainda pensam e se comportam com paradigmas superados. Estes procuram aplicar soluções estribadas em visões limitadas e nacionalistas num mundo que exige uma visão global. Por exemplo, nós tratamos de aplicar o velho conceito de "competição" no progresso dentro de um mundo com uma nova realidade, na qual somente a "cooperação" pode assegurar a prosperidade das nações.
Com esta visão acontece que as nações industriais, enquanto competem entre si, são ao mesmo tempo clientes umas das outras.
A destruição econômica de qualquer nação é uma perda de mercado e por esta razão é necessária a cooperação para evitar a destruição econômica dela. Todas deverão ser aliadas entre si para se prevenir contra ideologias divergentes. As nações ricas não poderão suportar alguma pobreza absoluta de alguma outra nação, já que a tranqüilidade internacional depende de uma certo nível de bem-estar de todo o resto da humanidade. O problema do mundo, portanto, não está na globalização em si, mas em não saber como viver dentro desta nova realidade.
Ao contrário, a globalização que está surgindo dentro do rápido desenvolvimento dos sistemas de comunicação e transportes, deve ser considerada uma maravilhosa oportunidade para que os povos do mundo possam se unir e harmonizar seus interesses para assim se beneficiar de melhor maneira com os recursos materiais e culturais do mundo todo.

A governança global pode ser definido como a soma de todas as maneiras pelas quais todos os indivíduos e instituições, públicas ou particulares, administram seus interesses. É um processo contínuo pelo qual interesses conflitantes ou divergentes podem ser solucionados e assim adotar uma ação cooperativa. A governança global envolve tanto organizações não-governamentais, como as governamentais, movimentos de cidadania, corporações multinacionais e o mercado global de capital.
Interagindo com todos eles encontram-se os meios de comunicação globais. O Núcleo de Pesquisa sobre Governança Global (RCGG) está à procura de soluções duradouras para os problemas que surgem com a globalização. Ele está providenciando um Acervo de Pensamentos para todos os pensadores do mundo, para que estes contribuam com os seus pensamentos e idéias motivadas pelos seus variados princípios políticos, religiosos ou ideológicos.
Farhang Sefidvash é professor de Engenharia Nuclear, Ph.D. pelo Imperial College da Universidade de Londres, inventor de um novo conceito de reator nuclear e autor de mais de 95 publicações científicas. mailto=pgg@vortex.ufrgs.br

Conceito da globalização


Nenhum comentário:

Postar um comentário