Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 18 de setembro de 2011

Ter Visão Sistêmica permite tomar decisões com segurança.


Há muito a humanidade tenta entender sub-sistemas isoladamente, não levando em conta sua interação com o todo. A visão sistêmica veio como uma evolução natural, possibilitando uma maior aproximação da realidade da ciência que estuda os sistemas.
Com o passar dos tempos, observamos a necessidade de desenvolver nossa visão do todo. Tomar um decisão sem analisar a situação num ambito geral, pode trazer danos ao profissional e a organização, gerando assim, decisões unilaterais, isoladas, inconsistentes, sem credibilidade e com prejuízo.
Ter a visão sistêmica de um problema, é saber usar a intuição, a sensibilidade, a emoção e também a razão na tomada de decisão, tendo a consciência do que sua decisão pode causar na resolução desse problema e quais conseqüências podem trazer. Analisar atentamente cada detalhe, nos fará escolher a decisão, a qual consideramos ter o resultado mais positivo.
Assim visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e o futuro. É um exercício de percepção. E para melhorar nossa capacidade de decidir e compreender o encadeamento de ato/conseqüência, é necessário treinar nossa observação (Visão Sistêmica).
Em seu livro, Sistemas, Organização & Métodos, Tadeu Cruz, fala sobre a Escola Sistêmica, e diz: “ A introdução da abordagem sistêmica mudou fundamentalmente a maneira de encarar os acontecimentos nas organizações. A partir dessa escola, pretendeu-se não mais discutir se tudo o que acontecia nas fábricas era fruto de uma política que buscava maximizar a produtividade por meio da adaptação do homem à máquina, ou se, pelo contrário, se buscava maximizar a produtividade mediante a adaptação da máquina ao homem. A Escola Clássica preconizava que o homem devia adaptar-se à máquina, enquanto a Escola de Relações Humanas preconizava que a máquina devia adaptar-se ao homem.
Os professores Daniel Katz e Robert Kahn colocaram o meio ambiente no centro das discussões. Com a teoria dos sistemas abertos, surgiu uma nova vertente de discusão além das que preconizavam a subordinação do homem à máquina ou da máquina ao homem. Esses professores, ao colocarem o meio ambiente como variável principal, possibilitaram o entendimento das partes, ou subsistemas, pela compreensão do todo”.

É preciso analisar o ambiente, o todo, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento da organização. O conhecimento mais profundo da dinâmica da organização e da interação entre as diversas forças atuantes, permite que as ações, nas organizações, sejam mais efetivas não só as de curto prazo, mas principalmente de médio e longo prazos.
A visão sistêmica consiste na capacidade de entender, implementar e demonstrar o comprometimento na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Usando, adequadamente essa importante ferramenta, podemos minimizar diversos danos futuros e ter um diferencial competitivo.
Estar preparado para o impacto no mercado de trabalho é condição imprescindível para nossa sobrevivência. Procure ser um especialista sistêmico. A visão através de vários prismas cria uma gama de possibilidades de soluções e ações, explorando e desenvolvendo o sentido da visão sistêmica, propiciando a compreensão da contínua evolução dos cenários.

Dicas:

* Amplie sua visão para o processo como um todo;
* Analise todas as conseqüências que podem surgir com sua decisão;
* A visão do todo, nos mostra vários caminhos, estude cada um deles para escolher o que trará melhor fruto;
* Desenvolva sua habilidade de observação.

“As nossas verdades podem não ser absolutas, ao interpretar sob um único ponto de vista”

Viviany Amorim
Consultora de Capital Humano
viamorim@deloitte.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário