Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que é a água?

Embora não seja um elemento químico e sim uma substância composta de hidrogênio e oxigênio, a água está associada ao metabolismo de plantas animais e do homem. Trata-se de uma substância, cuja composição pode parecer simples, mas é na verdade muito complexa. Basta dizer que ela pode dissolver diferentes elementos químicos (sílicio, magnésio e cálcio) e também gases como o oxigênio e o gás carbônico (CO2). No mar, até ouro pode ser encontrado!
A água tem como propriedades ser insípida, inodora e praticamente incolor. Em grandes volumes, apresenta aquele tom azulado.
  • Ponto de ebulição (°c) -> 100
  • Ponto de fusão (°c) -> 0
Estamos, assim, todos convidados a pensar melhor sobre o que nos ensinam quando afirmam que a água resulta da combinação de duas moléculas de hidrogênio com uma de oxigênio.
A água é o elemento que existe em todos os estados. Existe água em estado gasoso na atmosfera, proveniente da evaporação de todas as de superfícies úmidas – mares, rios e lagos; em estado líquido, nos grandes depósitos do planeta – oceanos e mares (água salgada), rios e lagos (água doce) e no subsolo, (constituindo os chamados lençóis freáticos); e em estado sólido, nas regiões frias do planeta.
A água brota em diferentes lugares e, por isso, pode apresentar características físicas e químicas bem diferentes. Alguns tipos de água têm mais ferro, outros mais enxofre. Outros ainda podem ter magnésio. Se você olhar os rótulos das garrafas de água mineral, vai ver que elas podem apresentar composições diferentes.
Os seres vivos, por sua vez, desde os menores, como as bactérias, até os animais e plantas (peixes, algas, etc) podem modificar o ambiente aquático onde vivem. Assim, as características de cada tipo de água têm impacto nos seres que nela vivem e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres também modificam o ambiente aquático onde vivem.
A presença da água na Terra ocorre graças ao ciclo hidrológico, que permite que toda a água esteja em movimento cíclico entre as fases sólida, líquida e gasosa, sendo a fase líquida de maior interesse em face da necessidade do uso, seja pelo homem, como por outros organismos, animais e plantas (Tundisi, 2003).
A evaporação e a precipitação são os principais elementos do ciclo, por serem responsáveis pela circulação da água no globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário