Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Tempo

As previsões meteorológicas permitem conhecer com alguma antecedência o tempo que vai fazer, isto é, o estado do tempo - conjunto de condições atmosféricas que se verificam num determinado lugar, num curto período de tempo.
O estado do tempo influencia a vida das pessoas e a realização de muitas actividades económicas. Daí, a grande importância que é dada à divulgação da sua previsão.
O estado de tempo corresponde às condições atmosféricas existentes num dado momento e num determinado lugar.
O estado de tempo é caracterizado pelo conjunto dos elementos meteorológicos que assumem na ocasião determinados valores: temperatura, a insolação, a humidade, a nebulosidade, a precipitação (chuva, neve ou granizo), a pressão atmosférica e o vento (velocidade e direcção do vento).


A previsão do estado do tempo
Para se fazerem as previsões dos estados do tempo, recolhem-se, diariamente, dados nas estações meteorológicas através de aparelhos como os termómetros para medir para a temperatura, os pluviómetros para medir a pluviosidade, os barómetros para medir a pressão atmosférica, higrómetros para medir a humidade, cata-ventos para medir a direcção do vento, anemómetros para medir a intensidade (velocidade em Km/h) do vento e outros. Tanto o cata-vento, como o anemómetro são hoje em dia substituídos, com vantagem, por anemógrafos, que registam a direcção e velocidade do vento em simultâneo. Também são captados dados através de balões-sonda, aviões ou satélites meteorológicos, (aparelhos e sistemas cada vez mais sofisticados e precisos). Estes dados são tratados informaticamente, sendo parte deles divulgados diariamente na televisão, na rádio, nos jornais e na Internet.
A partir dos dados e das imagens de satélites meteorológicos (que nos fornecem dados e imagens muito precisos e actualizados), a meteorologia elabora as cartas sinópticas, mapas com indicações relativas a determinados aspectos do estado do tempo, como a pressão atmosférica e o vento, que permitem caracterizar uma determinada situação meteorológica, com maior ou menor pormenor, e fazer previsões do estado do tempo para os dias seguintes. Estas previsões dizem respeito a momentos particulares e abrangem grandes áreas geográficas.


O estudo do estado do tempo é feito tendo por base as cartas sinópticas (mapa/carta meteorológica) como a da imagem anexa. Nelas inscrevem-se os valores dos principais elementos por meio de números ou símbolos. O aspecto mais saliente é o traçado das isóbaras (linhas que unem pontos de igual pressão), que dão uma imagem sugestiva da repartição da pressão e, portanto uma indicação da circulação atmosférica à superfície na região considerada.
A interpretação cuidadosa das cartas sinópticas permite, não só a caracterização do estado de tempo nesse momento, mas também prever com maior ou menor precisão a evolução provável do tempo, desde que se disponha de alguns dados complementares, como por exemplo a temperatura do ar ambiente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário