Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 11 de setembro de 2011

Conceitos Importantes

C
CALOR - Forma de energia transferida entre dois sistemas em virtude de uma diferença de temperatura.
CAMADA DE OZONO
- Camada atmosférica que contém uma proporção alta de oxigénio que existe como ozono. Na condição de ozono, este age como um filtro, protegendo o planeta da radiação ultravioleta. Situa-se entre a troposfera e a estratosfera, a aproximadamente 15 a 20 quilómetros da superfície da Terra
CHUVA - Quantidade de precipitações de qualquer tipo, principalmente de água em estado líquido.
A precipitação que cai num dado local e num dado período de tempo atinge a superfície quer sob a forma líquida (chuva ou chuvisco) ou sólida (neve, granizo, saraiva, etc.).
A quantidade de precipitação é determinada a partir da água que se acumula sobre uma superfície plana, onde não haja perdas por infiltração, evaporação ou escorrimento. A precipitação caída sob a forma sólida é tratada como se estivesse fundida.
Os aparelhos que servem para medir e registar a quantidade do precipitação são, respectivamente, os udómetros e os udógrafos.
CHUVISCO - Precipitação bastante uniforme, composta exclusivamente de gotas de água muito pequenas (diâmetro menor que 0,5 mm), muito próximas umas das outras que dão a sensação de quase flutuarem no ar.

CLIMA - O registro histórico e a descrição da média diária e sazonal de eventos climáticos que ajudam a descrever uma região. As estatísticas são extraídas de várias décadas de observação. A palavra é derivada do grego, clima, significando inclinação e reflectindo a importância que os estudos da antiguidade atribuíram à influência do Sol.

CLIMATOLOGIA - É o estudo do clima. Inclui dados climáticos, a análise das causas das diferenças no clima e a aplicação de dados climáticos na solução de objectivos específicos ou problemas operacionais.
D

DEPRESSÃO / ZONA DE BAIXA PRESSÃO - Região da atmosfera onde a pressão a um nível é baixa em relação ao seu contorno no mesmo nível.

DEPRESSÃO TROPICAL - Ciclone tropical, no qual os ventos de sustentação da superfície são de, no máximo 60 km/h, ou menos. Tendo, características de um ou mais isóbaros fechados, pode lentamente formar-se a partir de uma perturbação tropical, ou de uma ondulação que se dirige para o leste de forma organizada.
E

EFEITO ESTUFA - Aquecimento global da parte mais baixa da atmosfera, devido principalmente à presença excessiva de CO2, CH4, SO2 e CFC's na atmosfera, que permitem que os raios do Sol aqueçam a Terra, mas impedem que parte desse aquecimento retorne para o espaço, provocando assim, um aumento global da temperatura da terra.

ESCALA DE TEMPERATURA CELSIUS - Escala de temperatura na qual o nível da água do mar tem um ponto de congelamento em 0ºC e um ponto de ebulição em 100ºC. Mais comum usada em áreas que utilizam o sistema métrico de medida. Foi criada por Anders Celsius em 1742. O mesmo que centígrado. Em 1948, a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas substituiu a expressão "grau centígrado" por "grau Celsius".

ESCALA FAHRENHEIT DE TEMPERATURA - Escala de temperatura em que a água, no nível do mar, tem um ponto de congelamento de 32 ºF (Fahrenheit) e um ponto de ebulição de 212 ºF. Mais comum usada em áreas que seguem o sistema inglês de medidas. Criada em 1714 por Gabriel Daniel Fahrenheit (1696-1736), um físico alemão que também inventou o álcool e os termómetros de mercúrio.

ESCALA KELVIN DE TEMPERATURA - Escala de temperatura cujo ponto de congelamento é em 273 ºK (Kelvin) e o ponto de ebulição em 373 ºK. É usada principalmente para propósitos científicos. Também conhecida como Escala de Temperatura Absoluta. Apresentada em 1848 por William T. Kelvin, Barão de Largs (1824-1907), físico e matemático escocês nascido na Irlanda.

EVAPORAÇÃO - A evaporação é o processo físico pelo qual uma substância líquida (ou sólida) passa lentamente ao estado de vapor, isto a uma temperatura ambiente.
A evaporação implica o consumo de energia. Na atmosfera, em que a água evaporada é proveniente de superfícies livres líquidas ou sólidas (mares, lagos, cursos de água, etc.), a fonte de energia consumida na evaporação natural da água é a radiação solar. Esta evaporação para a atmosfera e condicionada pela temperatura do ar e da superfície evaporante, pela extensão desta e pela humidade do ar.
A evaporação é medida em mm, e um mm de água evaporada corresponde a um litro de água que se evaporou de uma superfície de um metro quadrado de área, durante um certo intervalo de tempo, normalmente um dia. Para efectuar essa medição usam-se os evaporímetros que podem ser de diferentes tipos.
EVAPOTRANSPIRAÇÃO - O total de água transferida da superfície da Terra para a atmosfera, ou seja, é a soma da água evaporada e da água resultante da transpiração das plantas.
G

GEADA - Depósito de gelo cristalino, em forma de agulhas, prismas, escamas, etc., resultante da sublimação do vapor de água do ar adjacente, sobre a superfície do solo, das plantas e dos objectos expostos ao ar.

GELO - Forma sólida de água. Pode ser encontrado na atmosfera em forma de cristais de gelo, bolas de gelo e granizo.

GRANIZO - Precipitação que se origina de nuvens conectivas, como cumulunimbus, e que cai em forma de bolas ou pedaços irregulares de gelo, quando os pedaços têm formatos e tamanhos diferentes. Pedaços com um diâmetro de cinco mm ou mais, são considerados granizo; pedaços menores de gelo são classificados como bolas de gelo, bolas de neve, ou granizo mole. Bolas isoladas são chamadas de pedras.

GRAU - Medida de diferença de temperatura que representa uma única divisão numa escala de temperatura.
H
HUMIDADE DO AR - É a quantidade de vapor de água contida na atmosfera. Ao subirem para a atmosfera, as gotículas de água concentram-se, formando nuvens, que ao arrefecerem provocam precipitação em forma de chuva, por isso, a chuva é um tipo de precipitação de água chamado de precipitação pluvial, o instrumento que mede a humidade do ar é o higrotermómetro e o que registra é o higrotermógrafo.
HUMIDADE RELATIVA - A humidade relativa é a relação entre a quantidade de vapor de água existente na atmosfera, a uma determinada temperatura e aquela para a qual o ar ficaria saturado a essa mesma temperatura. Exprime-se em percentagem. No caso do ar estar saturado será 100%, se o ar estiver absolutamente seco será 0%. A humidade relativa traduz o estado higrométrico do ar e avalia-se por meio de aparelhos denominados higrómetros.
HUMIDADE ABSOLUTA - Chama-se humidade absoluta ao peso em gramas do vapor de água contido num m3 de ar. A quantidade máxima de vapor de água que uma massa de ar pode conter depende da temperatura a que se encontra. Excedido esse limite, chamado estado de saturação, realiza-se a condensação da quantidade de vapor de água que está em excesso. À temperatura correspondente ao estado de saturação do ar denomina-se ponto de orvalho.
L

LATITUDE - Localização, em relação à linha do equador, de um dado ponto na superfície da Terra. É medida em graus, e a linha do equador está a zero grau. Sua representação é feita através de linhas paralelas que rodeiam o planeta horizontalmente e o dividem em Norte e Sul. Os pólos Norte e Sul estão a 90 graus em relação à linha do equador.

LONGITUDE - Localização, em relação ao Meridiano Principal, de um dado ponto na superfície da Terra. Tal como a latitude, é medida em graus – e o Meridiano Principal, em Greenwich, corresponde a zero grau de longitude. Sua representação é feita em linhas verticais que cruzam a Terra do Pólo Norte ao Pólo Sul. A distância entre as linhas de longitude é maior no equador e menor latitudes mais altas. As Zonas de tempo são relacionadas à longitude. Veja Tempo Médio de Greenwich.
M

METEOROLOGIA / METEOROLOGISTAS - Ciência que estuda a atmosfera e os fenómenos atmosféricos. Algumas áreas da meteorologia abrangem estudos sobre agricultura aplicada, astro-meteorologia, aviação, dinâmica, hidro-meteorologia operacional e sinóptica, entre outros. Cientistas que estudam a atmosfera e os fenómenos atmosféricos.
N

NEBLINA - Suspensão de partículas de poeira fina e/ou fumaça no ar. Invisíveis a olho nu, as partículas reduzem a visibilidade e são suficientemente numerosas para dar ao ar um aspecto opaco.

NEVE - Precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados directamente pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera. É produzida frequentemente por nuvens do tipo estrato, mas também se pode originar das nuvens do tipo cúmulo. Normalmente os cristais são agrupados em flocos de neve.

NEVE GRANULAR - Precipitação de grãos de gelo ligeiramente achatados ou alongados, com diâmetro geralmente inferior a 1 mm. Não saltam nem se despedaçam quando caem em superfícies duras.

NÉVOA - Conjunto de microscópicas gotículas de água suspensas na atmosfera. Não reduz a visibilidade como o nevoeiro e frequentemente é confundida com chuvisco.

NEVOEIRO - Massa de minúsculas mas visíveis gotículas de água suspensas na atmosfera, próximas ou junto à superfície da Terra, que reduzem a visibilidade horizontal para menos de mil metros. É formada quando a temperatura e o ponto de condensação do ar se tornam os mesmos - ou quase os mesmos - e suficientes núcleos de condensação estão presentes.

NUBLADO - Céu encoberto por oito oitavos de camada de nuvem. O conceito parte da divisão da abóbada celeste em oito oitavos. O cálculo é baseado na soma de todas as nuvens daquela camada específica.

NUVEM - Um conjunto visível de partículas minúsculas de matéria, como gotículas de água ou cristais de gelo no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera por causa da condensação do vapor de água. Núcleos de condensação, como na fumaça ou nas partículas de poeira, formam uma superfície na qual o vapor de água pode condensar.
O

ORVALHO - Condensação na forma de pequenas gotas de água que se formam na grama e em outros objectos pequenos perto do chão, geralmente durante a noite, quando a temperatura cai até o ponto de condensação.
P

PONTO DE ORVALHO - A temperatura na qual o ar deve ser arrefecido a uma pressão constante para ser saturado.

PRECIPITAÇÃO - A acção dos raios solares e do vento sobre as águas da superfície terrestre provoca o fenómeno da evaporação, que é a passagem da água do estado líquido para o estado de vapor. Devido a evaporação uma quantidade enorme de gotículas de água fica em suspensão na atmosfera, gotículas de água concentram-se, formando nuvens. Ao arrefecer, a água das nuvens precipita, em forma de chuva, por isso a chuva é um tipo de precipitação pluvial. A quantidade de chuva que cai num lugar, num certo tempo é medida pelo udómetro e registrada pelo udógrafo. Considera-se Precipitação todas as formas de água, líquida ou sólida, que caem das nuvens, alcançando o solo.

PRECIPITAÇÃO DE NEVE - Precipitação típica do Inverno, que se manifesta com a queda de pequenas pedras ou bolas de gelo que se desfazem quando caem no solo ou em qualquer outra superfície dura.

PRECIPITAÇÃO REPENTINA - Precipitação que parte de uma nuvem conectiva, caracterizada por um começo e um fim súbitos, e por mudanças intensas e bruscas no aspecto do céu. Acontece na forma de chuva (SHRA), neve (SHSN), ou gelo (SHPE).

PRESSÃO - É a força por unidade de área causada pelo peso da atmosfera sobre um ponto, ou sobre a superfície da Terra. Também conhecida como pressão atmosférica ou pressão barométrica.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA - Pressão exercida pela atmosfera sobre qualquer superfície, em virtude de seu peso. Equivale ao peso de uma coluna de ar de corte transversal unitário, que se estende desde um determinado nível até o limite superior da atmosfera. A sua medida pode ser expressa em milibares, em polegadas ou em milímetros de mercúrio (hg). É também conhecida como pressão barométrica. A pressão atmosférica varia de lugar para lugar. Essa variação é causada pela altitude e principalmente pela temperatura.
PRESSÃO BAROMÉTRICA - Pressão exercida pela atmosfera sobre um determinado ponto. A sua medida pode ser expressada em milibares, ou em polegadas ou milímetros de mercúrio (hg).
R

RADIAÇÃO - Processo pelo qual a energia é propagada em qualquer meio através do movimento da onda daquele meio. Radiação electromagnética é a que emite calor e luz, que também são formas de radiação. Ondas de som também são radiações.

RAIO - Descarga súbita e visível de electricidade produzida em resposta à intensificação da actividade eléctrica existente entre: 1) nuvem e solo; 2) entre duas ou mais nuvens; 3) dentro de uma única nuvem, ou 4) entre uma nuvem e a atmosfera. Para um exemplo, veja descarga eléctrica esférica.

RAJADA DE VENTO - Aumento repentino da velocidade do vento em poucos minutos, causados pela turbulência. Por diversas razões , a velocidade do vento em algumas ocasiões torna-se extremamente variável. É um dos fenómenos meteorológicos que causa mais destruição.

RELÂMPAGO - É a manifestação luminosa que acompanha as descargas eléctricas naturais verificadas entre duas nuvens, entre uma nuvem e o solo, entre partes de uma mesma nuvem ou entre uma nuvem e o ar límpido
S

SARAIVA - Precipitação de glóbulos ou pedaços de gelo com diâmetro variando entre 5 a 50 mm ou mais, isolados ou aglomerados em blocos maiores e irregulares. Os glóbulos são compostos quase que exclusivamente por uma série de camadas transparentes, alternando com camadas translúcidas.

SECA - Clima excessivamente seco numa região específica. Deve ser suficientemente prolongado para que a falta de água cause sério desequilíbrio hidrológico.

SERENO - Precipitação proveniente de céu sem nuvens, assemelhando-se a uma chuva muito fina, de curta duração. Pode também ser constituído por gotas maiores porém bastante espaçadas.

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO - Área de máxima pressão atmosférica relativa, com ventos divergentes que se deslocam numa rotação oposta à rotação da Terra. Movem-se no sentido horário no Hemisfério Norte e no sentido anti-horário no Hemisfério Sul. Também conhecida como anticiclone, é o oposto de uma área de baixa pressão atmosférica, ou ciclone.

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO - Área de mínima pressão relativa do ar e de ventos convergentes, que circulam na mesma direcção da rotação da Terra no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul. Também conhecido como ciclone, é o oposto de uma área de alta pressão, ou anticiclone.
T

TEMPERATURA - É a quantidade de calor que existe no ar. Ela é medida pelo termómetro meteorológico, que é diferente do termómetro clínico. A diferença entre a maior e a menor temperatura chama-se amplitude térmica.

TEMPERATURA MÁXIMA ABSOLUTA MENSAL - A mais alta das temperaturas máximas mensais observadas num dado mês, durante um número determinado de anos.

TEMPERATURA MÍNIMA ABSOLUTA MENSAL - A mais baixa das temperaturas mínimas mensais observadas num dado mês, durante um número determinado de anos.

TEMPERATURA MÉDIA - Média da leitura de temperaturas verificada num período específico de tempo. Frequentemente a média entre temperaturas máxima e mínima.

TEMPO - Condições da atmosfera por um determinado período, considerando a maneira como o tempo afecta a vida e as actividades do ser humano. São as variações de curto prazo da atmosfera, opostas às mudanças de longo prazo ou climáticas. Refere-se frequentemente à luminosidade ou nebulosidade do dia, humidade, precipitação, temperatura, visibilidade e vento.

TROMBA - Fenómeno que consiste num turbilhão de vento, quase sempre intenso, que se manifesta por uma coluna de nuvens ou por uma formação semelhante a um funil, partindo da base de um Cúmulos-nimbos. A coluna ou funil recebe normalmente a designação de "tuba" é geralmente inclinada e, por vezes, sinuosa. O turbilhão do vento na tuba tem a mais concentrada violência conhecida, podendo, por vezes, causar devastações num percurso de centena de quilómetros.

TROVÃO - É a manifestação audível que acompanha as descargas eléctricas. Quando a descarga é próxima, o trovão é ouvido como um estrondo violento, breve e seco; quando longe, é um ri bombo demorado e estrondo prolongado que ora se enfraquece, ora se intensifica.

TROVOADA - Uma série de relâmpagos e trovões.

TUFÃO - Nome atribuído a um ciclone tropical com ventos contínuos de 118 quilómetros por hora, ou mais, e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte. Este mesmo ciclone tropical recebe o nome de furacão no leste do Pacífico Norte e no norte do Oceano Atlântico, e é chamado de ciclone no Oceano Índico.
V

VAPOR DE ÁGUA - Água em forma gasosa. É um dos componentes mais importantes da atmosfera. Devido ao seu conteúdo molecular, o ar que contém vapor de água é mais claro que o ar seco. Isto contribui para que o ar húmido tenda a se elevar.

VELOCIDADE DO VENTO - Quantificação do movimento do ar numa unidade de tempo. Pode ser medida de vários modos. Quando está em observação, é medida em nós, ou milhas náuticas por hora. A unidade mais frequentemente adoptada nos Estados Unidos é a de milhas por hora.

VENTO - Ao deslocamento do ar dá-se o nome de vento. As diferenças de pressão de um local para outro fazem com que o ar esteja sempre em movimento, assim as zonas de baixas pressões atraem zonas de altas pressões, portanto o vento é o ar em movimento. A velocidade do vento é medida pelo anemómetro e registrada pelo anemómetro. O vento flúi, em geral, horizontalmente sobre a superfície da Terra. Quatro características do vento são verificadas: direcção, velocidade, tipo (rajadas e ventanias) e troca de ventos. Ventos de superfície são medidos por cata-ventos e anemómetros, enquanto que os ventos altos são detectados por balões dirigidos, sondas meteorológicas, ou por relatórios feitos de uma aeronave.

Z

ZONA ALTA PRESSÃO / ANTICICLONE - Pressão máxima relativa. Área de pressão que diverge os ventos numa rotação oposta à rotação da Terra. Move-se no sentido horário no Hemisfério Norte e no sentido anti-horário no Hemisfério Sul. Também conhecida como zona de alta pressão; é o oposto de uma zona de baixa pressão, ou ciclone.

ZONA DE BAIXA PRESSÃO / DEPRESSÃO - Região da atmosfera onde a pressão num nível é baixa em relação ao seu contorno no mesmo nível. Está representada, num mapa sinóptico, por uma série de isóbaras a um dado nível, ou de isohipsas a uma dada pressão, as quais rodeiam os valores de baixa relativa da pressão (ou altitude).


Nenhum comentário:

Postar um comentário