Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O pensamento complexo

O pensamento complexo

08.04.2008 por João Nunes da Silva
O pensamento complexo é uma forma de pensar, analisar e agir na sociedade a partir da idéia de complexidade. Esse termo não significa aquilo que é muito complicado e, portanto, não deve ser levado muito a serio tendo em vista que nunca se entenderá mesmo.
O termo complexidade vem de complexus e significa a totalidade, isto é, aquilo que é formado por um todo global, de modo que não podemos compreender algo se separarmos do seu conjunto. Mas, para compreender esse tipo de pensamento, precisamos nos voltar as diversas formas pelas quais o ser humano construiu para compreender a sociedade. Ao longo do tempo os homens buscaram compreender o mundo que os rodeiam.Essa ânsia tem sido cada vez maior a partir do momento em que se percebe a necessidade de viver melhor.
A forma racional de refletir sobre o mundo a nossa volta vem, portanto, de muitos anos atrás. Mas foi com as grandes revoluções, como a industrial e a francesa, que surgiram novas necessidades de compreensão da vida, dos problemas e, também, a tentativa de compreender como as coisas funcionam para poder controlar, planejar e galgar novos passos rumo ao progresso e a felicidade.É nesse contexto que surgiram as chamadas Ciências Sociais, tendo como primeira forma o positivismo, cujo pensamento e metodologia de estudo da sociedade se baseia nas idéias de Descartes e no evolucionismo de Darwin. Com isso, nasce uma Sociologia Positivista baseada na idéia de linearidade e de ordem.
O pensamento positivista influencia significativamente no desenvolvimento das sociedades modernas, especialmente com a industrialização e, por sua vez, a racionalidade como parte fundamental para o progresso da humanidade.As idéias positivistas, fundadas por Augusto Comte, logo se espalham pelo mundo moderno e contribuem para o surgimento de uma sociedade cientifica e tecnológica a serviço do Capitalismo, cujo principio é o lucro máximo. A partir de então, parecia que o mundo, finalmente, ficaria melhor, de modo que todas as pessoas alcançariam a felicidade, especialmente em função do capital e dos bens matérias. Essa era a lógica da sociedade moderna, cujos fundamentos estavam no Positivismo e, em seguida, no pensamento funcionalista e sistêmico.
O funcionalismo tem como principal teórico o pensador francês Durkheim, também clássico da Sociologia. A idéia desse teórico é que a sociedade é um todo orgânico, de modo que as partes são interdependentes, assim como acontece no organismo biológico. durkheim influencia vários teóricos, entre eles, Parsons com sua abordagem O pensamento sistêmico, por sua vez, tem como principal representante, o americano Talcott Parsons. Sua idéia é que a sociedade moderna funciona como um grande sistema formado por vários subsistemas.
No caso, a sociedade é um todo sistema e que necessita de vários subsistemas para o seu funcionamento e reprodução. Tal pensamento alimentou o desenvolvimento da sociedade industrial capitalista e tem sido bastante utilizado pelo segmento do empresariado capitalista.
A abordagem sistêmica de Parsons tem servido muito mais na ótica do produção capitalista, cujos trabalhadores são vistos como partes do sistema, assim, devem adaptarem-se aquele e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Por sua vez, a teoria da complexidade nasce a partir dos pensamentos linear e sistêmico. Pode-se afirmar que a abordagem complexa contém o pensamento sistêmico, bem como, a dialética.
O principal teórico da complexidade é Edgard Morin (1920). As suas idéias de complexidade parte da percepção de que a sociedade moderna, mais especificamente, com o avanço da tecnologia e dos sistemas de informação, tem trazido uma dinâmica crescente e exigido novas formas de compreensão do mundo que não fosse pautado na linearidade (reducionismo), nem tampouco simplesmente no holismo, mas sim na totalidade.
A complexidade nega a linearidade, que se traduz no reducionismo e, portanto, no determinismo. Também, embora a idéia de sistema seja importante, não se deve reduzi-lo a idéia de produção, conforme tem acontecido no meio empresarial e industrial. Para o pensamento complexo deve-se considerar que tudo faz parte de um sistema complexo em constante interação e nos dá a idéia do todo dinâmico.
Veja que a complexidade considera sim os sistemas, todavia, não se resume à ótica positivista e reducionista da sociedade industrial. Para Morin, a complexidade está presente nas diversas relações sociais, bem como, nas instituições e organizações, mas não holisticamente e sim, considera que o todo é maior e menor ao mesmo tempo que a soma das partes, isto é, complexo.
A complexidade considera a idéia de transacionalidade, o que significa a noção de um conjunto dinâmico com todas as suas contradições possíveis. A importância do pensamento complexo está em não se prender a modelos para se compreender as realidades as quais estão em constantes mudanças.
Nesse sentido, para atuar na sociedade e saber lidar com as diversas situações, cabe a idéia de complexidade, quando não reduzimos essa noção a uma posição meramente sistêmica em favor da ordem vigente. Melhor dizendo, a teoria da complexidade surge pela necessidade de uma sociedade cuja dinâmica favorece varias situações. Nas ciências sociais, a complexidade tem sua utilidade, não como modismo, mas sim como uma visão flexível para se analisar os fenômenos sociais.
Links sobre complexidade
1. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a10v1236.pdf
2. http://www.iecomplex.com.br/textos/pensamento_complexo.pdf
3. http://www.ufrrj.br/leptrans/link/_O_que%20_e_o_Pensamento_Complexo.rtf
4. http://biodanca.blogspot.com/2007/09/o-pensamento-complexo-teorias-da.html
5. > http://www.planetanews.com/produto/L/207666/pensamento-complexo-humberto-mariotti.html
6. http://edgarmorin.sescsp.org.br/
7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Morin

Um comentário: