Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Era Vargas

A partir dessa primeira aproximação, os alunos deverão perceber como se deram as relações entre EUA e Brasil no contexto da Guerra Fria. Para seguir no universo das artes, o professor exibirá um trecho da animação Alô Amigos.
Imagem 2: Pato Donald e Zé Carioca
Disponível em: http://lookatgame.com/index.php?key=filme+disney Acesso em: 10/10/10
Alô Amigos (Animação, EUA, 1943, 42 min. Direção: Walt Disney)
O filme mescla animação e documentário para expressar uma missão de reconhecimento pela América do Sul, dentro da política da boa vizinhança Brasil-EUA. A ideia foi fazer com que os funcionários de Walt Disney (escritores, músicos, desenhistas etc) pudessem entrar em contato com um mundo até então pouco conhecido que os vizinhos do "Tio Sam" representavam. Dessas experiências surgiriam temas para filmes incluindo a criação de novos personagens. Nesse trecho, nasce Zé Carioca, o malandro de fala ligeira e que por sua vez guiará Donald em suas aventuras pela terra Brasil, inclusive em outras produções da Walt Disney.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, política da boa vizinhança, guerra fria, animação.
ATIVIDADE 1
Exibir o trecho do filme Alô Amigos e a partir dos elementos presentes no filme, os alunos deverão levantar algumas questões chave para a compreensão da política da boa-vizinhança no contexto da Guerra Fria. Os assuntos apontados deverão contemplar os seguintes temas:
  • Aproximação do Brasil com os EUA
  • A figura de Walt Disney e do personagem Zé Carioca
  • Indústria cultural
  • Identidade brasileira
As respostas deverão ser compartilhadas em forma de texto colaborativo elaborado com o auxílio do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Imagem 3: O historiador Bóris Fausto
Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Relata a Era Vargas, do Tenentismo à renúncia em 1945. Mostra o governo de Getúlio Vargas por meio das mudanças na industrialização, na qualificação da mão-de-obra, na padronização do ensino, nos direitos trabalhistas, mas também pela supressão das eleições, dos partidos políticos e da liberdade de expressão
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32 Acesso em: 17/10/10.

ATIVIDADE 2

Após a exibição do episódio, o professor deverá propor uma atividade sobre as modificações promovidas por Getúlio Vargas entre os anos de 1930 a 1945.

Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa interdisciplinar sobre o tema Era Vargas. Os professores de arte, sociologia, geografia poderão se envolver com essa atividade.



  • Passo a passo:



  1. Organize as equipes através de sorteio.
  2. defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação.
  4. Esclareça os alunos sobre a forma de apresentação dos trabalhos: tamanho da letra a ser utilizada, o tamanhao dos textos e alertar os alunos sobre o uso de imagens livres de direitos autorais.
  5. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola. Sugira sítios para a realização da pesquisa, alerte os alunos sobre a confiabilidade de informações de determinados blogs e informe os educandos com relação a determinadas portais e sítios comprometidos com uma visão político-partidária.



  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:



Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vargas Acesso em: 18/11/10 .

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao Acesso em: 18/11/10 .

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=53 Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas.html Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882001000100006&script=sci_arttext Acesso em: 18/11/10 .

Disponível em: http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=2361 Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju269pag07.html Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2008000100006&lang=pt Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000200010&lang=pt Acesso em: 18/11/10.







  • Vídeos sugeridos para a realização da pesquisa:





Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9342 Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3trBqv887I0&feature=related Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LQCV1iFegZg&feature=related Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AL04DWXAslw Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15976 Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15989 Acesso em: 18/11/10.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9347 Acesso em: 18/11/10.



Getúlio Vargas [Construtores do Brasil]

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28817 Acesso em: 18/11/10





OBS: Os alunos deverão realizar a pesquisa em contra-turno, respeitando os horários disponibilizados para cada grupo no laboratório de informática ou na biblioteca da escola.



Cada grupo ficará responsável por um dos sub-temas abaixo:

  • Economia cafeeira e industrialização nos anos 1930 - 1950
  • As constituições de 1934 e 1937
  • A ANL (Aliança Nacional Libertadora) e a AIB (Ação Integralista Brasiliera)
  • Plano Cohen e a censura do Estado Novo
  • O Brasil na Segunda Guerra Mundial





Depois de concluídas as pesquisas, cada grupo deverá elaborar um jornal. O jornal poderá ser feito com o auxílio do software livre scribus ou feito sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.



Sobre o scribus:

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm





Imagem 4: Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt



Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Vargas Acesso em: 10/10/10





Imagem 5: Lula e Barack Obama



Disponível em: http://ghiraldelli.wordpress.com/2010/01/07/lula-o-filho-da-politica/ Acesso em: 10/10/10



Imagem 6: Lula e Fidel Castro



Disponível em: http://advhaereses.blogspot.com/2010/08/lula-o-socialismo-e-o-objetivo-final-do.html Acesso em: 10/10/10



Imagem 7: Lula e Mahmoud Ahmadinejad



Disponível em: http://esta-acontecendo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html Acesso em: 10/10/10



ATIVIDADE 3

Os alunos deverão observar as imagens acima e procurar compreender que no contexto do mundo contemporâneo os líderes políticos se permitem dialogar com governantes que não seguem a mesma linha político-partidária.

O Brasil possui um posicionamento diplomático direcionado ao diálogo com líderes ligados ao capitalismo neoliberal, como Barack Obama e outros declaradamente socialistas e até mesmo líderes fundamentalistas, como Fidel Castro e Mahmoud Ahmadinejad. Diante disso, os alunos deverão realizar uma pesquisa de opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre as relações internacionais do Brasil contemporâneo, a pesquisa será realizada com o auxílio de um questionário estruturado.

As perguntas deverão se organizar em pequenos grupos, com 4 ou 5 componentes e cada equipe deverá entrevistar no mínimo 20 pessoas adultas, com idade superior a 30 anos. As entrevistas poderão acontecer via e-mail ou redes de relacionamento:

A questionário poderá ter as seguintes questões:

a) Como você definiria a política externa brasileira? ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo

b) A partir de seus conhecimentos sobre o passado, você definiria o governo de Getúlio Vargas como? ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo

c) A aproximação do Brasil com países muçulmanos é um fator:( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo

d) A aproximação do Brasil com países socialistas é um fator: ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo



Ao concluir as pesquisas, os grupos deverão registrar as respostas em forma de estatísticas e compartilhar com todo o colégio em forma de revista ou jornal. Para a confecção destes, os alunos poderão utilizar o software scribus.

Sobre o scribus:

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm





REFERÊNCIAS

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FERRO, Marc. Cinema e História. Paz e Terra: São Paulo, 2010.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.

POMAR, Wladimir. Era Vargas: a modernização conservadora. São Paulo: Ática, 1998.

TOTA, Antonio P. O Imperialismo Sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.



Recursos Educacionais

Nome Tipo
Getúlio Vargas [Construtores do Brasil] Vídeo

Recursos Complementares

Sítio do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao Acesso em: 10/10/10

Brasil e a Segunda Guerra Mundial
Programa Scientia da UFPR TV, gravado no Museu do Expedicionário na cidade de Curitiba no Paraná. Exibido em 30/09/2008 com a participação do Prof º Dr º Dennison de Oliveira do Departamento de História da UFPR falando sobre o Brasil na conjuntura da Segunda Guerra Mundial e seus dois livros sobre o período: "Os soldados alemães de Vargas" e "Os soldados brasileiros de Hitler".
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, Brasil, Era Vargas, nazifascismo, EUA, Museu do Expedicionário.
Parte I - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16585 Acesso em: 10/10/10
Parte II - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16586 Acesso em: 10/10/10
Parte III - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16587 Acesso em: 10/10/10
Parte IV - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16588 Acesso em: 10/10/10
Parte V - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16589 Acesso em: 10/10/10
Parte VI - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16590 Acesso em: 10/10/10

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:
  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário