Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

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Geografia Uniube EAD 2013

quinta-feira, 15 de março de 2012

Respostas a uma Convocação (DCNEM)

Sintonizada com as demandas educacionais mais contemporâneas
e com as iniciativas mais recentes que os sistemas de ensino do mundo todo vêm
articulando para respondê -las, a LDB busca conciliar humanismo e tecnologia,
conhecimento dos princípios científicos que presidem a produção moderna e
exercício da cidadania plena, formação ética e autonomia intelectual. Esse
equilíbrio entre as finalidades “pers onalistas” e “produtivistas” requer uma visão
unificadora, um esforço tanto para superar os dualismos, quanto diversificar as
oportunidades de formação.
Tornar realidade esse ensino médio ao mesmo tempo unificado e
diversificado vai exigir muito mais do que traçar grades curriculares que mesclam
ou justapõem disciplinas científicas e humanidades com pitadas de tecnologia.
Tampouco será solução dissimular a formação básica sob o rótulo de disciplinas
pseudoprofissionalizantes, como ocorreu após a Lei n º 5.692/71, ou, ao revés,
oferecer habilitação profissional disfarçada de “educação básica” só porque agora
assim mandam as novas diretrizes e bases da educação.
Mais que um conjunto de regras a ser obedecido, ou burlado, a LDB
é uma
convocação que oferece à criatividade e ao empenho dos sistemas e suas
escolas a possibilidade de múltiplos arranjos institucionais e curriculares
inovadores. É da exploração dessa possibilidade, muito mais que do cumprimento
burocrático dos mandamentos legais, que deverão nascer as diferentes formas de
organização do ensino médio, integradas internamente, diversificadas nas suas
formas de inserção no meio sociocultural, para atender um segmento jovem e
jovem adulto cujos itinerários de vida serão cada vez mais imprevisíveis , mas que
temos por responsabilidade balizar em marcos de maior justiça, igualdade,
fraternidade e felicidade.
A resposta a uma convocação dessa natureza exige o diálogo e a
busca de consensos sobre os valores, atitudes, padrões de conduta e diretrizes
pedagógicas que a mesma LDB propõe como orientadores da jornada, que será
longa e cheia de obstáculos. Deter -se sobre o plano axiológico e tentar traduzi -lo
em uma doutrina pedagógica coerente não significa ignorar o operativo, a falta de
professores preparados, a precariedade de financiamento. Ao contrário, o esforço
doutrinário se justifica porque a superação desse estado crônico de carências
requer clareza de finalidades, conjugação de esforços e boa vontade para superar
conflitos, que só a comunhão de valores pode propiciar.


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