Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 2 de outubro de 2011

Poder, Território e Nação

As fronteiras representam as divisões dos Estados
Território significa os limites que delimitam ou separam um território do outro formando várias fronteiras em todo mundo, essas delimitam o mundo em mais de 190 países, os territórios são concebidos através de acordos ou conflitos, esses são estabelecidos de acordo com os interesses socioeconômicos e culturais.

A partir das divisões dos países formam-se variadas culturas, entende-se por cultura o conjunto de conhecimentos humanos adquiridos a partir das relações sociais ao longo do tempo e que são passadas para as gerações subseqüentes, é o aspecto que mais caracteriza os grupos humanos.

Alguns elementos são determinantes na composição de qualquer cultura, seja ela arcaica ou moderna, os elementos que mais demonstram a identidade cultural são, principalmente, a língua e a religião.

Mas dentro do território está inserida uma cultura que é desenvolvida pelo povo, o significado é o conjunto de pessoas que vivem em uma nação, essa é constituída pela sociedade politicamente organizada com governos e leis próprias, para elaboração e realização do cumprimento de tais leis caracteriza o papel do estado, o estado, nesse sentido, tem sua essência no valor político, pois significa que a nação é soberana, ou seja, exerce poder sobre seu território, e também é independente e reconhecida internacionalmente pelos outros países.
Estado tem outro significado que difere do citado anteriormente, se define como divisão interna do país, ou seja, os estados que compõe a federação (ex. Goiás, Rio de Janeiro), no entanto alguns países usam outras expressões como cantões, repúblicas, províncias etc., para designar as divisões internas dos países.

Alguns povos possuem cultura independente, porém não tem território, são os chamados minorias nacionais, que vivem subordinados aos regimes políticos divergentes às suas culturas, são também denominadas de sentimento nacionalista que corresponde a aspiração de um povo em conquistar a sua independência política e territorial, do estado ao qual está subordinado.

Por causa disso, vários movimentos surgiram, sendo marcados muitas vezes por lutas armadas ou pacíficas, mas na maioria das vezes o primeiro perfil predomina, os principais povos sem território que buscam sua independência territorial e político-cultural são o povo Basco, na Espanha, os Curdos, no Oriente Médio, Ira, na Irlanda, entre outros.

No mundo existem várias áreas de focos de tensão provocadas por questões de fronteiras, que são as disputas territoriais por zona de fronteira, nessas podemos citar o exemplo da China, Paquistão e Índia, Armênia, a Irlanda do Sul e do Norte e a Faixa de Gaza. As disputas por territórios fazem crescer a produção bélica no mundo e aumenta os focos de possíveis confrontos armados.

As lutas das minorias nacionais e as disputas por zona de fronteira têm alterado a configuração das fronteiras em várias partes do mundo, atualmente os cartógrafos têm encontrado muito trabalho para elaboração de mapas políticos, pois as questões geopolíticas deixam as delimitações em constante processo de mutação, no século XX, a Europa foi a região do mundo que mais sofreu a modificações.
Por Eduardo de Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário