Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube

Turma de Licenciatura Plena em Geografia EAD 2013- Uniube
Geografia Uniube EAD 2013

domingo, 31 de julho de 2011

Síntese do Capítulo II - Linguagens e representações cartográficas

Os Desafios da Cartografia:
Transportar o planeta Terra para o pedaço de papel

      - Como representar especialmente a Terra?
         Dimensões e formatos + animação

      - Geodésia - Trata do levantamento e da representação do formato da Terra.

      - Modelos de representação da superfície terrestre - Esfera, Elipse, Elipsóide de Revolução e Geóide.

      - Elipsóide de Revolução - Utilizado para cálculos matemáticos. Como a Terra é de fato ligeiramente achatada nos pólos e alargada no Equador, a figura geométrica usada na geodésia que mais se aproxima do formato da Terra é o élipsóide de revolução.


      - Geóide - Estamos acostumados a imaginar o nosso planeta bonitinho, redondinho feito uma bola  de bilhar, né? Não é bem asssim. A Agência Espacial Européia (ESA) divulgou um novo geóide (um modelo físico criado para mostrar o formato da Terra) que não deixa dúvida: ele parece uma baratona esquisita girando no espaço.



      A superfície do geóide é mais irregular do que o elipsóide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície terrestre. Enquanto que esta última varia entre os + 8,850m (Monte Everest) e -11,000m (Fossa das Marianas), o Geóide varia de cerca de + ou - 100m além da superfície do eclisóide de referência.

     - Fossa das Marianas - A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11034 metros de preofundidade. Localiza-se no Oceano Pacífico.

      - Everest - Ponto mais alto da Terra.



     - Escalas - Definimos escala de um desenho como sendo a razão entre o comprimento do projeto e o comprimento real correspondente, sempre medidos na mesma unidade.


                                                               clique na figura e amplie

     Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objetos, da planta de uma casa ou de uma cidade, mapa, maquetes.
     Se num mapa a escala indicada é de 1:1000, isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 1000 vezes menor que a realidade, sendo assim: cada 1 cm medido no mapa representará no real -> 1000cm = 10m.

     - Sistema de Coordenadas Geográficas - Correspondem a um conjunto de linhas imaginárias, denominadas de meridianos e paralelos, que se representa sobre a suprefície terrestre e servem para determinar pontos ou determinadas áreas.


     - Paralelos - São círculos menores completos, obtidos pela intersecção do globo terráqueo com planos paralelos ao equador.
     - Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante.
     - Os paralelos vão sempre em direção leste-oeste.
     - Todos os paralelos ,com exceção do equador, são círculos menores. O equador é um círculo máximo completo.
     - O número de paralelos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Por conseguinte, qualquer ponto no globo, com exceção do pólo norte e do pólo sul, está situado sobre um paralelo.


     - Meridianos - são semicírculos máximos (180 graus), cujos extremos coincidem com os pólos norte e sul da Terra.
     - Todos os meridianos tem direção norte-sul;
     - O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Assim pois, existe um meridiano para qualquer ponto do globo. Para sua representação em mapas os meridianos se selicionam separados por distâncias iguais adequadas.

      - Latitude e Longitude - são basicamente ângulos; Depende de uma referência: linha do equador para a latitude e Meridiano de Greenwich para longitude.

     - Latitude - é o ângulo  formado entre o equador terrestre e um ponto considerado. Todos os pontos do equador terrestre têm latitude geográfica igual a 0 grau. A latitude é medida de 0 grau a 90 graus para o norte ou para o sul da linha do equador.
     - Longitude - é o ângulo formado entre o meridiano que passa pelo lugar e o meridiano que passa pela cidade de Greenwich, Inglaterra.
     - As latitudes e longitudes são indicadas por graus de circunferências. Um grau corresponde a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser dividido em 60 segundos (60''). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

     - Calculo das coordenadas geográficas - as medições de latitude e longitudes tanto podem servir para localizar área ou pontos na superfície terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário