A Grécia serviu de berço para o desenvolvimento da cultura, da civilização e da educação ocidental, pois se encontra em uma posição geográfica estratégica, entre o comércio do Ocidente com o Oriente.
Foram os gregos que realizaram a síntese entre a educação e a cultura: valorizaram a arte, a literatura, as ciências e a filosofia. A educação do homem integral estava baseada na formação do corpo pela ginástica, na formação da mente através da filosofia e ciências, e na moral e dos sentimentos através da música e das artes.
O mundo grego foi muito rico em tendências pedagógicas:
¶ Pitágoras pretendia realizar na vida a ordem encontrada no universo, a harmonia que a matemática demonstrava;
¶ Isócrates centrava o ato educativo na retórica e na linguagem;
¶ Xenofontes foi a primeira tendência a pensar na educação da mulher, embora restrita aos conhecimentos caseiros e de interesse do esposo.
Na Grécia, todo ensino deveria ser público e por isso se submetia ao controle o mais próximo possível da comunidade. A escola primária destinava-se a ensinar os rudimentos: leitura do alfabeto, escrita e cômputo. Os estudos secundários compreendiam a educação física, a artística, os estudos literários e científicos. No ensino superior prevalecia o estudo da retórica e da filosofia.
Fonte:www.ufsc.br
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