O Ato Declaratório Ambiental (ADA), é um meio documental de proteção ambiental, pelo qual o proprietário rural é beneficiado com redução tributária de até 100% do Imposto de Propriedade Territorial Rural (ITR) por ter implementado ações de preservação ambiental em suas terras.
O Ato Declaratório Ambiental, além de beneficiar o contribuinte rural, incentiva a preservação e proteção de áreas verdes florestais. Através do ADA, o proprietário rural contribui para a qualidade sócio-ambiental nas áreas rurais, principalmente, as que estão cobertas pelo reflorestamento.
Por meio de formulário eletrônico veiculado pelo sistema ADAWeb, o proprietário preenche informando CPF ou CNPJ, senha e autenticação sobre as informação ambientais a serem apresentadas ao Ibama. O prazo para a entrega do ADA, em média, é de dez meses.
O benefício de dedução sobre o imposto da propriedade é extensivo às RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), AIE (Áreas de Declarado Interesse Ecológico) e ASFA (Servidão Florestal ou Ambiental) presentes nas propriedades declaradas. O ADA também beneficia áreas de Florestas Nativas e Alagadas para a construção de reservatórios e usinas hidrelétricas.
Desde 2007, as informações do ADA devem ser apresentadas anualmente, permitindo declarações retificadoras a assuntos do ano anterior, antes a retificação só era aceita somente em caso de alteração das áreas de interesse ambiental. Após a apresentação do ADA, o proprietário rural recebe um comprovante com um Número do Processo no Órgão Ambiental, conhecido popularmente como Protocolo do Ibama.
Fontes:
http://www.acaoilheus.org/news/1780-ato-declaratorio-ambiental-2010
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/493051/nao-se-pode-exigir-ato-declaratorio-ambiental
http://www.acaoilheus.org/news/1780-ato-declaratorio-ambiental-2010
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/493051/nao-se-pode-exigir-ato-declaratorio-ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário